'Black Friday Ao Vivo' da Casas Bahia começa com R$ 1 bilhão em crédito
Renato Franklin, CEO da varejista, anunciou as ações promocionais deste ano ao lado de Bia do Brás, influenciadora e embaixadora da rede
Central Black, entrega garantida, crédito na casa do bilhão, campanhas de influenciadores e a "Bia do Brás" como embaixadora. Após um primeiro semestre de reorganização financeira e pedido de recuperação judicial, a Casas Bahia recalculou a rota e se encaminha agora para o fim de 2024 investindo alto na Black Friday, que acontece no próximo dia 29.
Para a ação deste ano, a estratégia da rede, anunciada nesta quarta-feira, 13/11, na megaloja da Marginal Tietê, na Capital paulista, vai se basear em três pilares - crédito, logística e varejo especialista - para fazer desta "a maior Black Friday de todas", disse o CEO Renato Franklin.
O primeiro pilar começa com a oferta de R$ 1 bilhão em "crédito omnichannel", ou seja, o recurso poderá ser acessado de diferentes formas, no tradicional crediário físico, no carnê digital ou no cartão da loja, em todos os canais de venda. O montante será financiado por fundos de investimento, além da captação de R$ 400 milhões e garantia de recebíveis, disse o CEO.
Na última Black Friday, a rede operou com 3% de financiamento do carnê digital. Agora, o crediário digital chegou a 10%. "A gente chega a 10% do nosso carnê com uma jornada 100% digital e aprovação 100% on-line, sem intervenção humana, oferecendo uma experiência bastante fluida para o nosso cliente", disse Vital Leite, diretor-executivo de soluções financeiras da varejista.
A expectativa também é ampliar o número de cartões private label, que em setembro chegou a 112,9 mil unidades, ante 55 mil em igual mês de 2023. A previsão agora é emitir 200 mil cartões, "com anuidade grátis para o resto da vida dos nossos clientes."
Segundo o CEO, que disse que a inadimplência da rede está abaixo de 9%, a oferta de crédito vai representar 30% de crescimento no crediário, negócio mais rentável e o core da companhia desde o início. "E já aprovado e analisado para o consumidor final", sinalizou.
EM TEMPO REAL
Desde 30 de outubro, a Casas Bahia tem realizado "Plantões Black" diários, com vinhetas de alerta nas TV e transmissões ao vivo nas redes sociais apresentadas ao vivo pela ex-BBB Beatriz Reis, a famosa Bia do Brás, para anunciar promoções surpresas ao consumidor - como as de iPhones 13, 256 GB, por menos de R$ 2 mil, que esgotaram em menos de 10 minutos.
Com a inauguração da "Central Black", a Casas Bahia coloca em prática a estratégia "Black Friday Ao Vivo". Com uma sala montada para monitorar dados, pesquisas de produtos e reações dos consumidores 24 horas por dia, a varejista intensificará os plantões até dia 29 para oferecer produtos em condições específicas por região, como descontos de até 80%.
Com foco no comportamento digital dos clientes, o espaço funciona também como estúdio, com horas de conteúdo ao vivo, produzido por um grupo de influenciadores parceiros da marca.
“A estratégia em tempo real permite identificar o que cada cliente busca para a gente conseguir correr atrás das melhores negociações, garantindo descontos imperdíveis", explica Gustavo Pimenta, diretor-executivo comercial, digital e de clientes do Grupo Casas Bahia.
No anúncio da campanha, ele mostrou como funciona a busca dos clientes em tempo real e fez uma oferta de televisores de 65 polegadas com 15% de desconto ao vivo para os presentes na live.
Segundo Renato Franklin, a "grande sacada" para dar descontos agressivos é diminuir um pouco o investimento em marketing para oferecer preços realmente atrativos.
"Consigo o resultado que eu preciso com mais conversão, muito mais engajamento e sendo realmente competitivo, sempre ouvindo nosso cliente e usando a tecnologia para ajudar nisso. É o que vamos fazer para essa Black Friday."
CB FULL
No pilar de logística, para oferecer a modalidade entrega garantida na Black Friday, a Casas Bahia contratou 500 funcionários temporários, com crescimento de 20% na frota. A marca unificou suas operações sob a marca CB Full, para integrar as partes logística e de fullfillment.
Com mais de 25 clientes atendidos na last mile e cerca de 40 clientes em serviços de armazenagem, assim como o serviço Full Cross, que possibilita que o estoque dos fornecedores da varejista seja armazenado em sua própria malha logística, a Casas Bahia gera um GMV (volume bruto de mercadorias) de R$ 5 bilhões, e de R$ 1,5 bilhão para terceiros.
"Com isso, em 2023 conseguimos reduzir o prazo de entrega no pico de vendas de novembro em 65%", disse Franklin. "Toda a reestruturação e investimento para ampliar a base vai fazer com que os clientes tenham os produtos em mãos mais rápido, e dará um incremento adicional na oferta de produtos”, destacou Fernando Gasparini, diretor-executivo de logística.
IMAGEM: Karina Lignelli