Bertaiolli, vice-presidente da Facesp, é empossado como conselheiro do TCE-SP

O novo representante da corte defende que os gestores públicos realizem mais, com menos recursos

Cleber Lazo
10/Out/2023
  • btn-whatsapp
Bertaiolli, vice-presidente da Facesp, é empossado como conselheiro do TCE-SP

O vice-presidente da Facesp, Marco Bertaiolli, tomou posse como novo conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP). Em cerimônia realizada nesta segunda-feira (09), Bertaiolli destacou que os gestores públicos devem estar atentos para investir com qualidade.

“Utilizarei minha experiência na vida pública para defender boas práticas de políticas que possam melhorar nossas cidades. Agora é momento de construção, de atenção a cada centavo de recurso público investido e do gasto com qualidade, pois a outra ponta não suporta mais aumento de impostos. Agora é buscar a perfeição no investimento e realizar mais com menos. É o momento da efetiva aplicação dos recursos públicos”, destacou. “Dedico hoje o melhor de mim à disposição desta nova função de Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo.”

A cerimônia foi comandada pelo presidente do TCE, Sidney Beraldo e contou com a participação de diversas autoridades políticas e empresariais. “Prestes a completar 100 anos, é com muita honra que o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo recebe seu novo integrante. Tenho certeza de que a presença do eminente Conselheiro só contribuirá para que a nossa missão seja cumprida”, afirmou.

Falando em nome do TCE-SP, a conselheira Cristiana de Castro Moraes elogiou a experiência do novo colega. “É um conhecedor dos assuntos em que nos debruçamos no dia a dia desta Corte. Sua Excelência irá somar, juntando-se a nós neste importante papel de exercer o controle externo, para que os recursos públicos sejam utilizados de maneira adequada e transparente, em benefício da sociedade.”

Além da Conselheira, participaram da sessão especial o vice-presidente Renato Martins Costa, o corregedor Antonio Roque Citadini e os conselheiros Robson Marinho e Dimas Ramalho. 

O governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas, celebrou a escolha de Bertaiolli para o cargo. “Ao longo do tempo, as assembleias e os governadores tiveram dimensão da responsabilidade e conduziram sempre excelentes nomes. Não poderia ser diferente desta vez. Entendo que a Assembleia Legislativa acertou, trazendo um nome da mais alta competência, uma pessoa testada em mais de 30 anos de vida pública.”

O presidente do Legislativo paulista, deputado André do Prado, ressaltou o papel dos parlamentares no processo de indicação. “Agradeço a todos por conta da responsabilidade que a nossa Casa teve”, declarou.

Cerca de 600 pessoas estiveram presentes à cerimônia, realizada na sede da Corte, na capital paulista. Entre elas: o presidente da Facesp, Alfredo Cotait Neto; os vice-presidentes da federação; o superintendente-geral da Facesp, Natanael Miranda dos Anjos; além de secretários de Estado, entre os quais Guilherme Afif Domingos; deputados federais e estaduais; prefeitos; vice-prefeitos e vereadores.

Também no auditório, o conselheiro emérito Edgard Camargo Rodrigues, substituído por Bertaiolli no final de setembro, recebeu inúmeras homenagens pelos 32 anos dedicados ao controle externo. “Será sempre bem-vindo”, disse Beraldo.

Bertaiolli foi nomeado depois de reunir as assinaturas de 62 dos 94 deputados da Assembleia Legislativa e de ser submetido a uma sabatina no Parlamento estadual. 

Paulista de Mogi das Cruzes e formado em Administração de Empresas, começou sua carreira política em Mogi das Cruzes, onde foi secretário municipal de Indústria e Comércio, vereador, vice-prefeito e prefeito. 

No Legislativo, também ocupou os cargos de deputado estadual e federal.

 

IMAGEM: Facesp/divulgação