Associações comerciais terão serviços voltados à agentes financeiros

Parceria com a Central de Registros de Direitos Creditórios (CRDC) vai permitir que as associações ligadas à Facesp ampliem o leque de serviços

Cleber Lazo
15/Out/2020
  • btn-whatsapp
Associações comerciais terão serviços voltados à agentes financeiros

Associações comerciais do estado de São Paulo começaram a ser treinadas para oferecer solução a agentes financeiros (fidcs, securitizadoras e factorings) que resultem em mais segurança na disponibilização de crédito para os pequenos empresários e microempreendedores.

A iniciativa, em fase de piloto, vai envolver cinco associações ligadas à Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp)

Os treinamentos são realizados pela Central de Registros de Direitos Creditórios (CRDC), uma empresa de tecnologia parceira da Facesp. A CRDC foi homologada pelo Banco Central do Brasil como Registradora de Ativos Financeiros.

LEIA MAIS: Banco Central autoriza CRDC a ser registradora de duplicatas

Na quarta-feira (14/10), por meio de uma reunião on-line, representantes das associações comerciais de Marília, Franca, Campinas, Guarulhos e Presidente Prudente tiveram o primeiro contato com a plataforma CRDC.

Foram repassadas informações sobre a operacionalização do sistema, o registro da cessão (a compra da duplicata), como acessar o suporte, entre outras orientações. Os representantes das ACs também puderam tirar dúvidas com a equipe da CRDC.

Este foi o primeiro contato das associações do projeto piloto com a plataforma, contudo, um treinamento completo e on-line sobre o novo serviço será realizado entre os dias 19 a 22 de outubro.

Entre os temas abordados estarão o que é fomento mercantil, securitizadoras e FIDC’s; quem são os clientes; demonstração da plataforma; documentos necessários para a contratação do CRDC, entre outros conteúdos programáticos.

Além deste treinamento on-line, haverá, ainda, atendimento personalizado para as equipes das entidades participantes.

As cinco ACs que participarão do projeto piloto foram escolhidas por terem o maior potencial de clientes nas respectivas cidades.  Nos próximos meses, toda a rede poderá oferecer o serviço.

Paralelamente à participação nos treinamentos, as associações do projeto piloto terão que elaborar uma estratégia de abordagem a potenciais clientes; levantar informações sobre as operações com duplicatas realizadas, tais como: volume, ticket médio, custos operacionais, dentre outros; e oferecer suporte na negociação e na contratação da plataforma CRDC.

Entre as responsabilidades das ACs ainda estão: coordenar as agendas da CRDC e do cliente, caso necessário demonstração e degustação; acompanhar a implantação da plataforma ao cliente a fim de que a CRDC possa realizar as atividades; e realizar reuniões regulares de acompanhamento da evolução das atividades.

CRDC RESPONDE

Enquanto o treinamento ocorre com as entidades participantes do projeto piloto, as demais ACs da rede poderão tirar as dúvidas sobre a duplicata escritural. A CRDC vai realizar um fórum de discussão para todo o mercado e as associações poderão participar.

O CRDC Responde será realizado dias 28 e 29 de outubro, das 9 às 10 horas, pela plataforma Zoom. O evento contará com a participação de Ivan Lopes, sócio-diretor da CRDC, e Alexandre Neves, advogado especialista no segmento financeiro e direito bancário.  

As vagas são limitadas. Inscrições com Claudia Caponero, pelo e-mail: [email protected] ou pelo WathsApp: (11) 99807-5787.

 

IMAGEM: Thinkstock

 

 

Indicadores Econômicos

Fator de Reajuste

ÍNDICE
Mai
Jun
Jul
IGP-M
1,1072
1,1070
1,1008
IGP-DI
1,1056
1,1112
1,0913
IPCA
1,1173
1,1189
--
IPC-Fipe
1,1227
1,1169
1,1073

Indicadores de crédito Boa Vista

Índice
Abr
Mai
Jun
Demanda por crédito
-4,3%
-2,1%
-1,9%
Pedidos de falência
--
--
--
Movimento do comércio
1,1%
1,5%
-0,8%
Inadimplência do consumidor
5,0%
7,5%
-0,6%
Recuperação de crédito
1,8%
-5,6%
2,4%
mais índices

Vídeos

Tarcísio de Freitas participa de ciclo de debates promovido pela ACSP

Tarcísio de Freitas participa de ciclo de debates promovido pela ACSP

Felipe d’Avila, do Novo, foi sabatinado por empresários na ACSP

Márcio França fala em fim da ‘tiriricação’ da política

Colunistas