ACSP: Produtos típicos das festas juninas têm carga tributária média de 29,67%

Alguns itens são tributados bem acima da média, caso da paçoca, que tem 39,21% de impostos embutidos no preço final

Redação DC
13/Jun/2025
  • btn-whatsapp
ACSP: Produtos típicos das festas juninas têm carga tributária média de 29,67%

Levantamento da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), com base em informações organizadas pelo site do Impostômetro, que é atualizado pelo Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), aponta que produtos de largo consumo no período das festas juninas têm uma carga tributária média de 29,67%.

A cesta de produtos típicos montada pela ACSP traz, por exemplo, que do preço final da paçoca, 39,21% são impostos embutidos. No caso do amendoim, são 34,58%. Do custo final do quentão, 47,24% são impostos. Confira outros produtos da lista na tabela abaixo.  

Ulisses Ruiz de Gamboa, economista da ACSP, explica que, mesmo com um ritmo menor de aumento de preços em comparação com anos anteriores, os valores elevados tendem a persistir. “Os preços devem continuar pressionados em função do aquecimento da economia e da carga tributária incidente sobre os alimentos, que ainda é muito alta”, afirma.

O economista reforça que o modelo tributário brasileiro é centrado na taxação do consumo, o que torna os alimentos — inclusive os típicos das festas juninas — especialmente carregados de tributos.

“Nosso sistema é estruturado sobre a tributação do consumo, e isso deve continuar assim por um bom tempo. Apesar de algumas reduções pontuais, a estrutura geral ainda impõe um peso significativo ao consumidor”, acrescenta.

 

IMAGEM: Paulo Pampolin/DC

O Diário do Comércio permite a cópia e republicação deste conteúdo acompanhado do link original desta página.
Para mais detalhes, nosso contato é [email protected] .

 

Store in Store

Carga Pesada

Vídeos

Rafaela Kamachi, da Soneda, fala da importância da loja física para a rede

Rafaela Kamachi, da Soneda, fala da importância da loja física para a rede

Alejandro Vázquez, da Nuvemshop, fala sobre o cenário do comércio eletrônico brasileiro

Alessandra Andrade é o novo rosto da SP Negócios

Colunistas