A música que é o estilo da marca

Desenvolver uma identidade musical para a loja pode reforçar o posicionamento de uma varejista e ser um diferencial para cativar os consumidores

Italo Rufino
02/Fev/2018
  • btn-whatsapp
A música que é o estilo da marca

Quem entra nas lojas da YouCom, marca de moda jovem ligada a Renner, logo de cara escuta uma seleção musical escolhida nos mínimos detalhes.

Ali, a música é tão importante quanto o arranjo das peças na vitrine, o atendimento e a decoração do ambiente. 

Nas caixas de som, você pode ouvir a rapper Karol Conka ou uma cúmbia, ritmo típico da Colômbia, da banda brasileira O Grande Grupo Viajante. 

O que a Youcom tem feito desde que foi fundada, em 2013, é criar uma identidade musical para a marca. Uma tática para se posicionar junto ao público e se diferenciar das concorrentes

SAIBA MAIS: "As marcas precisam saber a sua essência para se comunicar bem"

A música se tornou um elemento dentro da estratégia de gestão de marca – assim como nome, logotipo, estilo de comunicação e outros símbolos.  

“Por meio da curadoria musical, queremos que a Youcom seja percebida como uma marca descolada e de atitude”, afirma Joice Trindade, gerente de marketing da empresa. 

Quem está por trás das músicas que tocam nas 58 lojas da Youcom é a Bananas Music Branding, empresa de Porto Alegre especializada em curadoria e estratégia musical para marcas. 

EQUIPE DA BANANAS MUSIC COM OS SÓCIOS RAFAEL ACHUTTI (DE CAMISETA BRANCA À ESQUERA) E JULI BALDI  (DE CAMISA MARROM) / FOTO: LUCAS NEVES

Na prática, a Bananas presta consultoria para identificar o universo musical que a marca está inserida, com base em seu posicionamento, público-alvo e produtos. 

Depois, a Bananas se torna responsável pela operação, auxiliando a marca a usar a música para atingir os consumidores. 

Além de cuidar da curadoria musical para pontos de venda, a Bananas também cria listas no serviço de streaming de música Spotify.

As listas são usadas para as marcas reforçarem a presença online e serve de base para campanhas de mídia. A Ford, uma das clientes da Bananas, cria listas de músicas a cada lançamento de automóvel. 

No caso da Youcom, a Bananas também é responsável pela produção de conteúdo para o blog e redes sociais e realiza a curadoria de artistas que se apresentam em eventos de abertura de lojas. 

No ano passado, a Bananas fez a seleção de artistas do festival Se Essa Rua Fosse Sua, evento da Youcom que reuniu música, moda e gastronomia no centro de São Paulo. O festival reuniu mais de oito mil pessoas – número quatro vezes maior do que a estimativa inicial da marca.

EVENTO DA YOUCOM: A MARCA REUNIU 8 MIL PESSOAS NAS RUAS DO CENTRO DE SÃO PAULO

DA COCRIAÇÃO ATÉ O IMPACTO NAS VENDAS 

A Bananas possui uma metodologia própria para criar uma identidade musical. Tudo começa com uma série de entrevistas com o departamento de marketing, vendedores e clientes, que tem como objetivo entender o universo musical das pessoas que fazem a marca.

Depois, numa troca de ideias entre a consultoria e a empresa cliente, são definidas quais associações a marca pretende usar por meio da música – e como quer ser percebida pelo público

No caso da Youcom, é ser uma marca descolada para jovens. No caso de um lançamento de uma picape da Ford, a playlist reforça a sensação de liberdade e potência. 

Na sequência, a Bananas escolhe os artistas e as músicas que mais tem a ver com a marca, cria as listas e as disponibiliza num software próprio, que o lojista acessa pela nuvem. O sistema reproduz a música nos altos falantes do ponto de venda, loja virtual e em sites institucionais. 

No caso do PDV, os vendedores usam o software para sinalizar qual foi a reação dos clientes. Uma música mal avaliada é retirada da lista. 

VEJA TAMBÉM: Marcas que apoiam a música atraem clientes?

O serviço da Bananas resolve um problema comum de redes de varejo – a bagunça no som da loja. 

É comum que os próprios vendedores sejam os responsáveis por escolher as músicas reproduzidas no ambiente. O problema se dá quando um gosta de rock, outro de pop e outro de hip hop. A mistureba sem nexo cria uma falta de identidade. 

Para evitar que funcionários burlem o sistema, o software mensura quantas horas de música foram reproduzidas diariamente em cada loja. 

Para mitigar atritos com a equipe de loja, a Bananas convida os vendedores a cocriarem as listas. 

JOICE TRINDADE, DA YOUCOM: MÚSICA FAZ A MARCA SER PERCEBIDA COMO DESCOLADA E DE ATITUDE

“Se o vendedor não se empolga com a música, nada funciona”, afirma Joice, da Youcom. “Quando gosta, até o ritmo das vendas e o comportamento fica melhor – traz energia para o ponto de venda.” 

Nos próximos dias, a Bananas vai iniciar um projeto piloto em parceria com a startup Plugboy, especializada em contagem de fluxo no varejo

O projeto vai permitir que o lojista saiba quantas pessoas entram na loja, o tempo de permanência e o tíquete médio. O sistema será integrado com o software de reprodução de áudio. 

“Será possível medir o impacto das músicas no comportamento do consumidor e na geração de vendas”, afirma Rafael Achutti, fundador da Bananas Music. 

Atualmente, o custo do serviço de curadoria musical realizado pela Bananas varia entre R$ 69,00 e R$ 350,00 mensais, conforme a quantidade de lojas da rede. 

CANTORA KAROL CONKA SE APRESENTA EM EVENTO DA YOUCOM

VEJA TAMBÉM: Como construir uma marca que seja lembrada pelos consumidores

ORIGEM

Achutti teve a ideia de criar a empresa junto com a amiga Juli Baldi, em 2013. Os dois gostavam muito de música e queriam viver da paixão sem, necessariamente, serem artistas.

Ele, além de manter um blog sobre música e ter uma banda, possuia experiência no mercado publicitário. Juli, formada em jornalismo, tinha experiência como DJ e radialista. 

“Unimos nossas experiências e começamos a criar, despretensiosamente, listas de músicas para restaurantes e bares de amigos”, afirma Rafael. 

Mais de três anos depois, a empresa cresceu. Hoje são dez clientes fixos, que somam quase 120 pontos de venda. No Spotify, a empresa já fez listas para mais de 50 marcas, entre elas ESPM, Samsung e Intimus. 

ESCUTE A LISTA DE MÚSICAS CRIADA PELA BANANAS MUSIC PARA A FORD NO SPOTIFY

OUÇA TAMBÉM A RÁDIO DA YOUCOM

IMAGENS: DIVULGAÇÃO

 

 

 

 

 

 

Indicadores Econômicos

Fator de Reajuste

ÍNDICE
Mai
Jun
Jul
IGP-M
1,1072
1,1070
1,1008
IGP-DI
1,1056
1,1112
1,0913
IPCA
1,1173
1,1189
1,1007
IPC-Fipe
1,1227
1,1169
1,1073

Indicadores de crédito Boa Vista

Índice
Abr
Mai
Jun
Demanda por crédito
-4,3%
-2,1%
-1,9%
Pedidos de falência
--
--
--
Movimento do comércio
1,1%
1,5%
-0,8%
Inadimplência do consumidor
5,0%
7,5%
-0,6%
Recuperação de crédito
1,8%
-5,6%
2,4%
mais índices

Vídeos

Tarcísio de Freitas participa de ciclo de debates promovido pela ACSP

Tarcísio de Freitas participa de ciclo de debates promovido pela ACSP

Felipe d’Avila, do Novo, foi sabatinado por empresários na ACSP

Márcio França fala em fim da ‘tiriricação’ da política

Colunistas