66 associações comerciais viram polos de ensino da FAC-SP
A Faculdade do Comércio tem os cursos de Tecnologia em Gestão Logística; Tecnologia em Gestão Comercial; Tecnologia em Recursos Humanos e Sistemas para Internet
Sessenta e seis associações comerciais da rede Facesp já são polos de educação a distância da Faculdade do Comércio (FAC-SP). As entidades passaram a oferecer qualificação ao varejo, comércio, prestadores de serviço e empreendedores de maneira geral.
A Faculdade do Comércio realizou dia 23 de julho uma “super capacitação” para que as Associações Comerciais se tornassem polos de ensino. De forma interativa e didática, o passo a passo da instalação e da operação das unidades foi apresentado.
A partir da capacitação, as associações passaram a ter condições de iniciar a busca pelos alunos, divulgado a FAC no município e montando a estrutura necessária. Até o começo deste mês, 218 matrículas já haviam sido realizadas na faculdade, via rede Facesp.
O diretor diretor-geral da FAC-SP, Wilson Victorio Rodrigues, avalia como positivo o balanço de instalação dos polos. “As Associações Comerciais entraram, definitivamente, em uma nova fase de atuação”, afirmou. “Além da representação institucional e da oferta de soluções para ajudar o negócio do associado, a rede passou a atuar no campo educacional, qualificando o comércio para que se mantenha atualizado e competitivo e continue gerando renda e riqueza”, afirmou.
Segundo ele, os empreendedores passam a ter acesso a uma ferramenta de requalificação, com ensino inovador e voltado às tendências do mercado. “Atualmente são 66, porém, toda rede Facesp poderá se transformar em um polo educacional. Muitas outras entidades já estão com processo avançado ou, ao menos, sinalizaram o interesse”, revelou o diretor-geral.
Quatro cursos foram homologados pelo Ministério da Educação: Tecnologia em Gestão Logística; Tecnologia em Gestão Comercial; Tecnologia em Recursos Humanos e Sistemas para Internet (comércio eletrônico). A graduação em Administração de Empresas segue em análise no MEC.
A expansão dos polos da FAC também é resultado do Plano de Fortalecimento (PFor) da rede Facesp, que possibilita que as Associações Comerciais menores tenham condições de crescer e se desenvolver, melhorando a gestão e implementando novos serviços, como a própria Faculdade do Comércio.
Confira as associações comerciais que contam com polos de educação a distância da FAC:
Araraquara, Assis, Barueri, Bastos, Borborema, Cajamar, Campinas, Candido Mota, Caraguatatuba, Conchal, Echaporã, Embu das Artes, Espírito Santo do Pinhal, Fartura, Ferraz de Vasconcelos, Garça, Itapeva, Itapira, Jacareí, Jaú, Jundiaí, Laranjal Paulista, Leme, Lençóis Paulista, Lorena, Macatuba, Matão, Mirante do Paranapanema, Mococa, Mogi Mirim, Paraguaçu Paulista, Paranapanema, Pederneiras, Piracaia, Pirapozinho, Pompeia, Rancharia, Ribeirão Pires, São Caetano, São Paulo – Butantan (distrital), São Paulo - Santo Amaro (distrital), São Vicente, Tatuí, Taubaté, Tietê, Ubatuba e Viradouro.
IMAGEM: FAC-SP/divulgação