4 dicas para o MEI planejar as férias sem sustos
Especialista do Sebrae dá orientações para o empreendedor que trabalha sozinho, ou que pode contratar apenas um colaborador, para manter os negócios em dia no período de descanso
Muitos brasileiros costumam aproveitar os meses de dezembro e janeiro para tirar férias. Mas a decisão não é tão simples quando você é dono de um negócio. Especialmente quando se é Microempreendedor Individual (MEI), modalidade que só permite contratar um funcionário.
Para auxiliar os empresários que pretendem se ausentar das atividades do empreendimento para um merecido descanso, o gerente de Relacionamento com o Cliente do Sebrae, Enio Pinto, traz dicas para o empreendedor curtir o recesso sem culpa, mas com muita organização.
1. TREINE SEU COLABORADOR OU CONTRATE UM TEMPORÁRIO
Para quem tem apenas um funcionário, o ideal é delegar a ele a rotina mais operacional e focar nas questões estratégicas. Treine o seu colaborador para o período em que você estiver ausente, de forma que ele consiga prosseguir com as atividades.
Caso trabalhe sozinho, contrate temporariamente um profissional – ele ficará responsável por, minimamente, não deixar os seus clientes sem um retorno, além de dar andamento a algumas atividades enquanto você está fora. "A arte de delegar tem ganhos muito concretos para o negócio. Você tem de delegar questões mais operacionais, 'mais bíceps'", explica o gerente.
E ficar para você, o gestor empreendedor, questões que de fato são críticas, que vão fazer a diferença na prestação dos seus serviços. O principal é se desocupar e ter tempo na agenda para fazer aquilo que de fato é a essência no seu negócio: entregar valor ao seu cliente.
2. APOSTE EM PERÍODOS CURTOS DE FÉRIAS
Naturalmente, se você não tem um time consistente, o ideal é planejar períodos de férias curtos e, necessariamente, no contrafluxo da sua melhor temporada, o que chamamos de sazonalidade negativa, quando a procura por seus serviços ou produtos está no período mais baixo do ano. Empreendimentos que têm uma sazonalidade negativa muito acentuada podem até desativar seu funcionamento nesses períodos, como a rede ligada ao turismo, por exemplo.
"Em determinadas regiões do país, o turismo fica praticamente morto em função das condições climáticas têm pousadas e restaurantes que podem fechar na baixa temporada", lembra.
3. COMUNIQUE SEUS CLIENTES COM ANTECEDÊNCIA
Outra providência é comunicar seu afastamento com alguma antecedência, informando o seu cliente sobre o período que você estará fora.
4. ORGANIZE UM PLANTÃO DE ATENDIMENTO
O gerente do Sebrae afirma que uma alternativa interessante é montar um plantão de atendimento ao cliente em um canal remoto na internet ou em uma rede social.
Como por exemplo, o "combo" que o pequeno empreendimento costuma ter, utilizando o Instagram para divulgação de imagens e vídeos do produto e/ou serviço, deixando ali, na plataforma, um link para o WhatsApp da empresa, para fechar a venda por esse canal.
"É sempre desafiante tirar férias quando você é empreendedor e não conta com um time, mas essas dicas usadas em conjunto vão permitir se afastar por um período", conclui.
FOTO: