Vendas do varejo paulistano crescem 1,9% em novembro, diz ACSP

No ano, as vendas do setor acumulam alta de 0,5%

Redação DC
07/Dez/2023
  • btn-whatsapp
Vendas do varejo paulistano crescem 1,9% em novembro, diz ACSP

As vendas do varejo na cidade de São Paulo cresceram 1,9% em novembro, em relação a igual mês do ano passado. No acumulado em 2023, o crescimento das vendas é de 0,5%. 

A informação consta de Balanço de Vendas divulgado pela Associação Comercial de São Paulo (ACSP). O indicador é baseado em dados da Boa Vista.

Na comparação com novembro de 2019, período pré-pandemia, houve um aumento de 4,9% nas vendas. Segundo a ACSP, isso indica uma possível recuperação das perdas do setor varejista causadas pelo isolamento social decorrente do período pandêmico.

Ulisses Ruiz de Gamboa, economista da ACSP, destacou que esses resultados são reflexos da melhora do mercado de trabalho e da renda, que têm impacto na confiança do consumidor, além dos estímulos econômicos como os auxílios governamentais e a redução dos juros.

“A Black Friday, que impulsionou as vendas, e as intervenções do governo, tais como o aumento do Bolsa Família, reajustes no salário mínimo, aumento salarial para os servidores e até mesmo a antecipação do 13º salário são elementos adicionais que contribuíram para estimular ainda mais a atividade econômica no período analisado”, diz.

 

IMAGEM: Newton Santos/DC

Store in Store

Carga Pesada

Vídeos

129 anos da ACSP - mensagem do presidente Roberto Ordine

129 anos da ACSP - mensagem do presidente Roberto Ordine

Novos tempos, velhas crises

Confira como foi o 4° Liberdade para Empreender

Colunistas