Veja o que os maiores marketplaces no país prepararam para a Black Friday
Expectativa da ABComm é que o e-commerce fature R$ 7,93 bilhões na data, alta de 10,18% na comparação com o ano anterior
A temporada de promoções da Black Friday começou mais cedo em 2024. Neste ano, a data promete movimentar R$ 9,3 bilhões no Brasil, segundo previsão da Confi.Neotrust. A expectativa é de que a campanha, comemorada em 29 de novembro, gere um faturamento ao varejo 9,1% superior ao de 2023.
Considerando apenas o e-commerce, o faturamento esperado é de R$ 7,93 bilhões, segundo dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), um crescimento de 10,18% em comparação ao ano anterior.
Os seis maiores varejistas do comércio eletrônico já montaram suas estratégias para a Black Friday, que vão desde apoio logístico, descontos progressivos de até 95%, aumento de linhas de crédito, cupons especiais e força de divulgação com celebridades e influenciadores.
Juntas, Mercado Livre, Magazine Luiza, Shopee, Amazon, Casas Bahia e Shein foram responsáveis por 85,5% das vendas online do Brasil em 2023, segundo ranking da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC).
Veja onde essas plataformas investiram para vender mais na Black Friday deste ano:
MERCADO LIVRE
O líder desta lista, o Mercado Livre divulgou o estudo “Panorama do Consumo - Black Friday 2024”, que indica que 85% dos participantes pretendem comprar neste ano, um aumento de 5 pontos porcentuais na intenção de compra para a data.
Com 27 mil respondentes, a pesquisa mostrou que 70% dos consumidores planejam suas compras com antecedência, enquanto 30% estão atentos aos achadinhos. Entre as categorias mais buscadas estão Eletrodomésticos, Casa & Decoração e Eletrônicos, com destaque para o segmento de Beleza, que subiu duas posições no ranking de preferência, reforçando a crescente procura pela categoria na plataforma.
A empresa oferecerá mais de R$ 40 milhões em cupons de desconto e aumentará em 50% o seu investimento em marketing durante o período da campanha “Tá na sua mão”, lançada no dia 21 de outubro.
“Desde o início do ano, todo o nosso time vem trabalhando para entregar a melhor experiência para os consumidores, principalmente durante a data que mais movimenta o varejo”, afirma Roberta Donato, diretora sênior de marketplace do Mercado Livre.
“Em 2023, nós atingimos um crescimento superior ao mercado e planejamos seguir neste ritmo. Ao longo deste ano, já tivemos quatro meses de vendas equivalentes a Black Friday 2023 e acreditamos em um cenário ainda mais promissor e conectado às expectativas do consumidor”, completa a diretora do Mercado Livre.
O Mercado Pago, banco digital do Grupo Mercado Livre, também irá levar descontos e benefícios exclusivos à sua base de clientes. “Nosso foco este ano está em oferecer vantagens e descontos para usuários do nosso ecossistema. Para isso, estamos oferecendo 75% mais cupons do que em 2023, o que representa um investimento de cerca de R$ 15 milhões”, afirma Pethra Ferraz, vice-presidente de Marketing do Mercado Pago para América Latina.
As ações do Mercado Pago acontecerão ao longo de todo o mês de novembro com promoções exclusivas para pagamento com cartão de crédito, linhas de crédito e saldo em conta.
Pela primeira vez em uma Black Friday, os usuários da plataforma poderão experimentar a nova ferramenta do banco digital para análise de crédito em tempo real. Isso é possível graças ao modelo de machine learning, um subconjunto da inteligência artificial que permite que sistemas aprendam e melhorem de forma autônoma. O sistema do Mercado Pago analisa mais de 2 mil variáveis de um usuário para definição da oferta de crédito.
SHOPEE
A plataforma anunciou 50% mais descontos na comparação com o ano passado pelo aplicativo. Além de investir pesado em mídia, a Shopee fez uma pesquisa para avaliar a intenção de compras dos clientes.
O estudo mostrou que 36% das pessoas têm planos de comprar durante a Black Friday. O gasto, em média, deve ser de R$ 309, o que representa um aumento de 80% em comparação com 2023.
A pesquisa ainda apontou o frete grátis como um dos principais benefícios buscados pelas pessoas, com 52%, seguido de descontos, com 48%. Enquanto isso, o preço menor de produtos desejados é o principal motivo para que os clientes comprem na Black Friday.
No período entre 11 e 29 de novembro, a empresa terá a promoção “1 ano de Shopee Grátis”, onde vai premiar três consumidores com 52 cupons de R$ 500 para compras no aplicativo, com validade de 1 ano.
Para tornar as ofertas mais acessíveis, a Shopee também lançou cupons de frete grátis para pedidos acima de um valor mínimo e, em algumas categorias, oferece pagamento em até 12 vezes sem juros.
Outra novidade é o novo centro de distribuição em São Paulo, que vai armazenar produtos de lojistas parceiros para agilizar a entrega. Com isso, será possível entregar produtos no mesmo dia ou no dia seguinte na Região Metropolitana de São Paulo.
O novo centro de distribuição será o primeiro que funcionará na modalidade Fulfillment, ou seja, a Shopee será a responsável pelo armazenamento, preparação dos pacotes e envio após a compra no aplicativo. A empresa espera ganhar eficiência logística, agilidade e aumento expressivo nas vendas dos seus lojistas.
MAGALU
A Black da plataforma abrange todas as categorias durante todo o mês de novembro, com descontos de até 80% e possibilidade de frete grátis e parcelamento.
Outra novidade é a criação do Magalog, uma operação logística que já nasce com 21 centros de distribuição, dois hubs nacionais, 20 hubs regionais e 153 bases operacionais parceiras para dar conta de entregar produtos em 3.800 municípios do Brasil. Nos últimos seis anos, o Grupo Magalu investiu cerca de R$ 1 bilhão em logística.
“O Magalog nasce com a missão de escalar a capacidade logística do Magalu para reduzir ainda mais o nosso prazo de entrega e nível de serviços. Vamos simplificar a operação e transformar um centro de custo em uma operação que gera receita para o grupo”, afirma Márcio Chammas, diretor-executivo do Magalog.
SHEIN
A Shein oferece uma vasta gama de produtos com até 95% de desconto em mais de 400 mil itens de moda, acessórios e decoração. A empresa ainda disponibiliza cupons de frete grátis sem valor mínimo de compra, o que se torna um grande atrativo para quem deseja economizar na Black Friday. As ofertas da Shein começaram no dia 13 e vão até 30 de novembro.
A plataforma asiática acabou de inaugurar um centro de desembaraço aduaneiro no aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, com um investimento de R$ 13 milhões. O objetivo é garantir mais agilidade e eficácia à malha logística frente à alta demanda do período de fim de ano.
Com a operação, a Shein será a primeira plataforma internacional a operar uma área alfandegada própria no aeroporto. Cesar Borges, diretor de logística da Shein para a América do Sul, diz que a abertura do espaço levou cerca de 11 meses para se concretizar.
“A estrutura não só melhora a experiência dos nossos mais de 50 milhões de usuários no Brasil, com prazos de entrega reduzidos entre 4 a 5 dias, mas também fortalece nossas operações e cria uma base sólida para futuros planos de expansão no país”, explica Borges.
AMAZON
A Black Friday da Amazon começa oficialmente em 22 de novembro e vai até 2 de dezembro, mas, desde o dia 4 deste mês, as promoções já estão disponíveis para os consumidores. A ampliação do cronograma de promoções em quase um mês indica uma estratégia de longo prazo que permite aos consumidores acompanhar as ofertas de acordo com suas necessidades.
Com base nos últimos anos, a Amazon tem vendido muitos eletrônicos, notebooks, eletrodomésticos, dispositivos Amazon, itens de beleza, cuidado pessoal e livros na data. Neste ano, a novidade da companhia é investir na personalização baseada em inteligência artificial, para ajudar os clientes a navegar no catálogo e encontrar os melhores itens.
Os assinantes do Prime também contam com frete grátis em itens elegíveis e cupons de até R$ 500. A assinatura também conta com períodos de testes mais longos em serviços da companhia, entre eles o Kindle Unlimited, Audible e Amazon Prime Music.
Na área de logística, a companhia agora conta com mais três bases de entrega no Rio de Janeiro para agilizar as entregas na região na Black Friday e no Natal.
CASAS BAHIA
A rede anunciou recentemente um “crédito omnichannel” de R$ 1 bilhão, que pode ser acessado de diferentes formas, no tradicional crediário físico, no carnê digital ou no cartão da loja, em todos os canais de venda.
Para fazer entregas garantidas na Black Friday, a Casas Bahia contratou 500 funcionários temporários, com crescimento de 20% na frota. A marca unificou suas operações sob a marca CB Full, para integrar as partes logística e de fulfillment.
A Casas Bahia também colocará em prática a estratégia "Black Friday Ao Vivo". Com uma sala montada para monitorar dados, pesquisas de produtos e reações dos consumidores 24 horas por dia, a varejista intensificará os plantões até dia 29 para oferecer produtos em condições específicas por região, como descontos de até 80%.
O objetivo é identificar em tempo real o que cada cliente busca para que a rede ofereça as melhores negociações, garantindo os descontos.
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