Soneda e Daiso levam modelo store in store ao ABC e interior paulista

A parceria envolve as unidades de Rio Claro e Atibaia, que começam a funcionar agora em fevereiro, seguindo para Santo André e Diadema

Karina Lignelli
10/Fev/2022
  • btn-whatsapp
Soneda e Daiso levam modelo store in store ao ABC e interior paulista

Em 2021, a Soneda Perfumaria deu um passo à frente em meio à pandemia ao inaugurar uma loja conceito repleta de experiências na Avenida Paulista.

Agora, a rede direciona seus esforços na expansão da parceria com a multinacional japonesa de variedades Daiso Japan, levando o modelo store in store para o ABC e o interior paulista.

Presente já em Guarulhos, Vila Nova Cachoeirinha (zona norte paulistana), Mauá, Santos e Guarujá, o modelo deve chegar a Atibaia e Rio Claro nos próximos dias 11 e 25 deste mês, seguindo para Santo André e Diadema.  

Longe de ser uma tentativa de diversificação nascida nos períodos de medidas restritivas, a adoção do modelo loja dentro de loja foi baseada em conceitos e tendências mundiais de varejo, segundo o diretor Minoru Kamachi. 

"Já estávamos abertos a essa possibilidade, mas buscávamos um player que tivesse fit (sintonia) conosco", explica. "O ecossistema do varejo é dinâmico: se é conveniente para o cliente e complementar ao negócio, faz sentido sua adoção."  

Lyana Bittencourt, especialista em varejo e franquias e CEO do Grupo Bittencourt, confirma. No modelo store in store, marcas complementares se estabelecem em operações existentes para oferecer serviços e produtos adicionais.

"O conceito evoluiu para operações híbridas com mais de uma marca dividindo o mesmo espaço físico e a mesma fachada", completa, fazendo referência à nova estratégia da especialista em moda íntima Hope. 

A inclusão de um Studio Soneda na megaloja da Casas Bahia inaugurada no final de 2021, na Marginal Tietê, deu start no projeto store in store. E quando surgiu a oportunidade com a Daiso, não houve dúvida quanto à parceria.

"Estamos transformando a Soneda ao lado de grandes marcas, oferecendo interação e experiências", diz Kamachi. 

Dentro das perfumarias há entre 2 mil a 3 mil SKUs em todas as categorias, como papelaria, utensílios domésticos, decoração e jardinagem - parceria que fortalece e amplia o mix de produtos da rede.

DETALHE DA PERFUMARIA NA RUA AUGUSTA: INTERAÇÃO E EXPERIÊNCIAS

"É uma gigante do Japão, com mais de 5 mil lojas espalhadas pelo mundo, que vive uma espiral de crescimento nesse modelo de store in store especialmente aqui no Brasil”, destaca o diretor.

A Daiso começou as parcerias no varejo nacional com o Hirota Supermercados em 2012 e hoje tem 44 lojas próprias, além de 60 no formato store in store.

Mas o plano não para por aí. Além dos novos pontos no interior e no ABC, onde a multinacional japonesa ainda não está presente, simultaneamente estão em análise unidades na capital, como Ana Rosa, Mooca e na Av.Faria Lima.

MAIS LOJAS PRÓPRIAS

Além da ampliação da parceria com a Daiso, a Soneda, que já tem 33 lojas próprias no estado de São Paulo, projeta abrir mais três ainda no primeiro semestre deste ano.

A primeira, com obras já iniciadas, deve ser inaugurada até o fim de março na Rua Vergueiro, 6.412, região do Metrô Alto do Ipiranga (Zona Sul). O local, de 400 m², abrigará cerca de 15 mil SKUs. 

Assim como muitos varejistas, a Soneda manteve as receitas na pandemia abrindo seu canal digital, que hoje representa 3% do faturamento, utilizando Rappi, WhatsApp e mídias sociais nas estratégias de vendas.

Porém, o mais importante para fortalecer a marca e dar continuidade ao plano de expansão foi estabelecer uma parceria ainda mais sólida e profunda com a indústria, afirma Kamachi.

"Tínhamos 300 fornecedores e elencamos os 60 principais, os mais parceiros, para fortalecer a relação. Trabalhamos fornecedor a fornecedor, construindo um modelo sustentável que não fosse danoso para a indústria, e que ajudasse a nós do varejo a nos mantermos", conta. "Apesar do avanço da Ômicron, estamos muito otimistas com 2022."

Segundo dados da Nielsen, a Soneda tem no estado de São Paulo 30% do market share do setor de perfumaria e 11% em todo o território nacional, e agora prepara-se para se tornar o principal canal distribuidor de beleza no país. 

Mesmo assim, segundo Kamachi, não tem a pretensão de ser reconhecida como a maior rede de perfumarias do Brasil, e sim de atuar como a melhor naquilo que se propõe a fazer: levar um novo jeito de embelezar vidas.

"E isso, para nós, vai muito além do produto cosmético. Nosso propósito é revelar a beleza essencial que existe dentro de cada um”, destaca o diretor da Soneda, que estima um crescimento de cerca de 20% para este ano.

A Soneda Perfumaria foi criada em 2018 pela família Kamachi, após a aquisição da rede Perfumaria 2000. Hoje, tem lojas distribuídas por 15 cidades da capital, Região Metropolitana e Litoral. No total, emprega 700 funcionários diretos. Mensalmente, atende 500 mil clientes, e mantém um mix total de produtos em torno de 20 mil SKUs.  

IMAGEM: Soneda/divulgação

 

 

 

 

 

 

Indicadores de Crédito da Boa Vista

Índice
Mar
Abr
Mai
Demanda por crédito
0,6%
-4,3%
--
Pedidos de falência
--
--
--
Movimento do comércio
-1%
1,1%
--
Inadimplência do consumidor
5,1%
5,0%
7,5%
Recuperação de crédito
6,4%
1,8%
-5,6%
mais índices

Indicadores Econômicos

Fator de Reajuste

ÍNDICE
Mar
Abr
Mai
IGP-M
1,1477
1,1466
1,1072
IGP-DI
1,1557
1,1353
1,1056
IPCA
1,1130
1,1213
1,1173
IPC-Fipe
1,1096
1,1226
1,1227

Vídeos

O advogado Igor Nascimento Souza fala sobre o Fiagro

O advogado Igor Nascimento Souza fala sobre o Fiagro

2º Encontro "Liberdade para Empreender”

SOS Empreendedores - Crédito e negociação de dívidas

Colunistas