Produção industrial recua 0,5% em maio, informa IBGE
No ano, a produção do setor acumula alta de 1,8% e em 12 meses, de 2,8%
A produção industrial recuou 0,5% em maio, na comparação com o resultado de abril, na série com ajuste sazonal. Em relação a maio de 2024, sem ajuste, houve crescimento de 3,3%. No ano, a produção acumula alta de 1,8% e em 12 meses, de 2,8%. As informações foram divulgadas nesta quarta-feira, 2/07, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Na passagem de abril para maio, houve taxas negativas em 13 dos 25 ramos industriais pesquisados, com destaque para veículos automotores, reboques e carrocerias, com queda mensal de 3,9%.
Entre as grandes categorias econômicas, também na comparação com abril, bens de consumo duráveis recuou 2,9%, bens de capital caiu 2,1% e bens de consumo semi e não duráveis registrou queda de 1,0%. A única categoria com resultado positivo foi o segmento de bens intermediários, com alta de 0,1%.
Já na variação interanual, entre maio de 2025 e igual mês do ano passado, houve resultados positivos em três das quatro grandes categorias econômicas, sendo que apenas bens de consumo semi e não duráveis registrou queda (-2,9%).
Ainda na comparação com maio de 2024, entre as atividades, as principais influências positivas no total da indústria foram registradas por indústrias extrativas (8,7%), veículos automotores, reboques e carrocerias (12,2%), máquinas e equipamentos (12,6%) e produtos químicos (6,8%).
Por outro lado, entre as seis atividades em queda na variação interanual, coque, produtos derivados do petróleo e biocombustíveis (-7,2%) exerceu a influência negativa mais intensa, pressionada, principalmente, pela menor produção de álcool etílico.
IMAGEM: Freepik