Morumbi, Aricanduva e Cidade Jardim lideram ranking de shoppings. Onde a sua loja se encaixa?
Projeção da Varejo 360, com base em cupons fiscais, coloca os três empreendimentos na primeira colocação em vendas, volume de tíquetes e valor médio de compra, respectivamente, em 2024

Algumas informações atiçam a concorrência no mercado brasileiro de shopping centers, como a performance de cada centro comercial, quanto fatura, qual o fluxo e o gasto médio de clientes.
Empresas de capital aberto, como Allos, Iguatemi, JHSF e Multiplan costumam divulgar alguns desses números em seus balanços financeiros para dar mais transparência aos acionistas.
Empresas de capital fechado já não possuem essa obrigação. As vendas dos empreendimentos tornam-se públicas, ou não, de acordo com a decisão de quem as comanda.
A empresa de tecnologia Varejo 360 fez projeções da performance de shoppings no estado de São Paulo no ano passado, matando um pouco da curiosidade de quem atua no setor.
Para isso, usou como base uma amostra de cerca de 21 milhões de cupons fiscais, compartilhados por cerca de 150 mil consumidores.
O MorumbiShopping, da Multiplan, aparece em primeiro lugar em vendas, o complexo Aricanduva, do grupo Savoy, em tíquetes emitidos, e o Cidade Jardim (JHSF), em valor médio gasto pelo consumidor.
O levantamento da Varejo 360 não considera empresas de serviços, somente do comércio, e não divulga as estimativas de receita de cada shopping por considerá-las estratégia comercial.
Fernando Faro, sócio-fundador da empresa, afirma que as projeções foram confrontadas com informações divulgados pelas empresas de capital aberto e estão próximas dos números oficiais dos empreendimentos.
Em vendas, o Aricanduva ocupa a segunda colocação, seguido, por ordem, de Center Norte, Eldorado, Parque Dom Pedro, Iguatemi, Anália Franco, Iguatemi Campinas, Ibirapuera e Iguatemi Esplanada. Veja a lista até a 20ª colocação:
DESTAQUE EM VENDAS
Estado de SP - não considera empresas de Serviços
1 |
MORUMBISHOPPING |
2 |
COMPLEXO ARICANDUVA |
2 |
COMPLEXO CENTER NORTE |
4 |
SHOPPING ELDORADO |
5 |
SHOPPING PARQUE DOM PEDRO |
6 |
SHOPPING IGUATEMI |
7 |
SHOPPING ANÁLIA FRANCO |
8 |
SHOPPING IGUATEMI CAMPINAS |
9 |
SHOPPING IBIRAPUERA |
10 |
SHOPPING IGUATEMI ESPLANADA |
11 |
SHOPPING BOURBON POMPÉIA |
12 |
SHOPPING PÁTIO HIGIENÓPOLIS |
13 |
RIBEIRÃO SHOPPING |
14 |
SHOPPING PÁTIO PAULISTA |
15 |
COMPLEXO INTERLAGOS |
16 |
SHOPPING LITORAL PLAZA |
17 |
SHOPPING METRÔ ITAQUERA |
18 |
COMPLEXO METRÔ TATUAPÉ |
19 |
SHOPPING INTERNACIONAL GUARULHOS |
20 |
SHOPPING JK IGUATEMI |
Em número de tíquetes, o Aeroporto Internacional de Guarulhos vem em segundo lugar, seguido, por ordem, de Eldorado, Metrô Itaquera, Parque Dom Pedro, Tatuapé, Morumbi, Center Norte, Complexo Interlagos e Iguatemi Esplanada. Veja a lista até a 20ª colocação:
DESTAQUE EM VOLUME DE TÍQUETES
Estado de SP - não considera empresas de Serviços
1 |
COMPLEXO ARICANDUVA |
2 |
AEROPORTO INTERNACIONAL DE GUARULHOS |
3 |
SHOPPING ELDORADO |
4 |
SHOPPING METRÔ ITAQUERA |
5 |
SHOPPING PARQUE DOM PEDRO |
6 |
COMPLEXO METRÔ TATUAPÉ |
7 |
MORUMBISHOPPING |
8 |
COMPLEXO CENTER NORTE |
9 |
COMPLEXO INTERLAGOS |
10 |
SHOPPING IGUATEMI ESPLANADA |
11 |
SHOPPING ANÁLIA FRANCO |
12 |
SHOPPING INTERNACIONAL GUARULHOS |
13 |
SHOPPING IGUATEMI CAMPINAS |
14 |
RIBEIRÃO SHOPPING |
15 |
SHOPPING IBIRAPUERA |
16 |
SHOPPING BOURBON POMPÉIA |
17 |
SHOPPING PÁTIO PAULISTA |
18 |
GRANO PLAZA SHOPPING |
19 |
SHOPPING LITORAL PLAZA |
20 |
SHOPPING TABOÃO |
Em valor de tíquete médio, depois do Cidade Jardim (R$ 339,11), seguem Iguatemi (R$ 285,42), Outlet Premium (R$ 281,68), Outlet Premium Imigrantes (R$ 278,78), Outlet Premium Grande São Paulo (R$ 264,02), Outlet Catarina Fashion (R$ 255,03), Iguatemi (R$ 247,08), Pátio Higienópolis (R$ 237,61), Santa Maria Outlet São Paulo (R$ 229,70), Fashion Vale Outlet (R$ 227,74). Veja a lista até a 20ª colocação:
DESTAQUE EM VALOR MÉDIO GASTO
Estado de SP - não considera empresas de Serviços
1 |
SHOPPING CIDADE JARDIM |
R$ 339,11 |
2 |
SHOPPING IGUATEMI |
R$ 285,42 |
3 |
OUTLET PREMIUM |
R$ 281,68 |
4 |
OUTLET PREMIUM IMIGRANTES |
R$ 278,78 |
5 |
OUTLET PREMIUM GRANDE SÃO PAULO |
R$ 264,02 |
6 |
OUTLET CATARINA FASHION |
R$ 255,03 |
7 |
SHOPPING JK IGUATEMI |
R$ 247,08 |
8 |
SHOPPING PÁTIO HIGIENÓPOLIS |
R$ 237,61 |
9 |
SANTA MARIA OUTLET SP |
R$ 229,70 |
10 |
FASHION VALE OUTLET |
R$ 227,74 |
11 |
MORUMBISHOPPING |
R$ 210,59 |
12 |
OUTLET FERNÃO DIAS |
R$ 193,02 |
13 |
SHOPPING IGUATEMI ALPHAVILLE |
R$ 181,85 |
14 |
COMPLEXO CENTER NORTE |
R$ 180,64 |
15 |
SHOPPING IBIRAPUERA |
R$ 179,15 |
16 |
SHOPPING IGUATEMI CAMPINAS |
R$ 178,47 |
17 |
SHOPPING VILLA LOBOS |
R$ 172,18 |
18 |
SHOPPING ANÁLIA FRANCO |
R$ 170,92 |
19 |
SHOPPING BOURBON POMPÉIA |
R$ 168,13 |
20 |
SHOPPING IGUATEMI RIO PRETO |
R$ 167,57 |
De acordo com as projeções da Varejo 360, os shoppings paulistas faturaram no ano passado aproximadamente R$ 89,5 bilhões, 5,1% mais do que em 2023.
Os cinco primeiros shoppings em vendas do ranking representam cerca de 12,5% do faturamento total do setor e os top 10, somam 21,7%.
Os tíquetes emitidos somaram 714,2 milhões no ano passado, número 3,75% maior do que o de 2023. O tíquete médio gasto em shoppings foi de R$ 125,21, alta de 1,31% em relação a 2023.
PARÂMETRO
O cruzamento das informações do ranking, de acordo com Faro, pode ser considerado um dos parâmetros de decisão de lojistas interessados em expandir lojas em shoppings.
O MorumbiShopping, por exemplo, é o primeiro em vendas e o sétimo em volume de cupons fiscais, apontando para um tíquete médio mais alto, de R$ 210,59.
As informações sobre o Aricanduva já indicam um fluxo maior, o primeiro em volume de tíquetes, com um valor médio de compra menor (R$ 156) do que do Morumbi.
O shopping Pátio Paulista já aparece na 14ª posição em vendas, 17ª em tíquetes e não está entre os 20 maiores em tíquete médio gasto pelo consumidor. O tíquete médio é de R$ 163,45.
O tíquete médio de outlets, acima da média geral, entre R$ 250 e R$ 280, diz Faro, chama a atenção no ranking, o que permite algumas conclusões.
“Os valores dos tíquetes confirmam a pré-disposição dos consumidores de se deslocar até os centros comerciais na busca de marcas preferidas com preços mais em conta”, afirma.
O levantamento também mostra, diz, que o setor de shoppings no Brasil é resiliente e relevante. “Nos últimos anos, muito se falou em expansão do e-commerce, mas os números deste ranking mostram que esse mercado é muito importante no Brasil.”
A Varejo 360 também identificou que houve uma queda de 1,14% de CNPJs ativos (lojas), de 23.945, em 2023, para 23.672 em 2024, no total de shoppings paulistas.
Procurado pelo Diário do Comércio para comentar o ranking da Varejo 360, o MorumbiShopping informa, por meio de sua assessoria de imprensa, que se consolida como referência em seu setor “ao aliar um mix de lojas altamente qualificado, inovação constante e experiências que vão além do consumo.”
A curadoria, informa ainda o centro comercial, é um dos pilares do shopping, que “busca oferecer um mix equilibrado entre marcas icônicas, grifes internacionais, varejo inovador e opções que atendam às necessidades cotidianas do consumidor.”
A 6ª expansão do shopping, que incluirá 40 novas lojas e oito restaurantes, é exemplo, de acordo com a assessoria, do compromisso em oferecer o melhor para os clientes.
Nos últimos anos, o shopping identificou crescimento em categorias ligadas ao lifestyle, como gastronomia, bem-estar e tecnologia, informa, o que leva o empreendimento a sempre renovar o mix e a oferta de experiências para o público.
Na nova expansão do empreendimento consta um rooftop com luz natural. “Nosso desafio é seguir proporcionando experiências memoráveis que conectem o público ao shopping de maneira emocional e duradoura.”
Com 334 operações, o shopping Litoral Plaza, que pertence ao grupo Peralta, e ocupa a 16ª posição em vendas e a 19ª em tíquetes no ranking da Varejo 360, informa que o setor de serviços, que representa 12% do mix, tem levado mais público para o centro comercial.
Martinho Polillo, superintendente do shopping, diz que, além de serviços médicos, automotivos, bancários, cartoriais e outros, o shopping se prepara para trazer um colégio e marcas internacionais, como um restaurante da rede norte-americana Hard Rock Café.
“Não abrimos mão da estratégia de trazer sempre novas marcas para o shopping”, diz.
O Litoral Plaza fechou o ano passado com crescimento de 14,5% nas vendas e se prepara para crescer mais uma vez dois dígitos neste ano.
“Este é um ano que está se mostrando mais apertado, mas devemos crescer mais do que a média do mercado, que prevê aumento de 4%”, diz.
Para Luiz Alberto Marinho, sócio-diretor da Gouvêa Malls, o que torna um shopping mais relevante do que outro é simples: são as boas operações, mix, fluxo de clientes e experiências.
Parcerias entre administradoras e lojistas com o objetivo de atrair e atender às demandas dos consumidores também são citadas por consultores de varejo e lojistas como fundamentais para o bom desempenho de um centro de compra.
IMAGEM: MorumbiShopping/divulgação