Mercado chinês está no foco da internacionalização de franquias
Iniciativa que une a ABF e a Apex-Brasil integra programa Franchising Brasil. Delegação (foto) leva marcas como 5àSec e Cacau Show, e faz visitas técnicas a líderes do e-commerce, franquias, varejo local e shoppings
*Com informações da DC News
A China, primeiro parceiro comercial do Brasil, segunda maior economia e segundo país mais populoso do mundo, oferece imensas oportunidades de negócios. Para conhecê-las e alavancá-las em uma imersão estratégica no mercado chinês, a ABF – Associação Brasileira de Franchising e a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) participam de uma missão empresarial no país até o próximo dia 15 de setembro.
A iniciativa está no âmbito do Franchising Brasil, programa de internacionalização das marcas brasileiras criado por ambas. Marcada pela celebração dos 50 anos de relações comerciais entre Brasil e China, a missão inclui visitas técnicas a líderes do e-commerce, operações de franquias, varejo local e shopping centers em Xangai, Pequim e Gubei.
Da delegação, fazem parte empresários e líderes do franchising brasileiro, representantes de marcas como 5àSec, Buddha Spa, Cacau Show e CNA, além de consultorias e escritórios de advocacia especializados em expansão internacional, e outros stakeholders do setor.
Em Xangai, os empresários participarão de um workshop de Soft Landing, no qual especialistas, entre eles o cônsul geral do Brasil, Augusto Pestana, e o presidente da Associação Chinesa de Franquias (CCFA), Kevin Peng, analisarão estratégias para entrar no mercado chinês.
Visitas técnicas às operações de empresas como Alibaba e Pinduoduo fornecerão insights valiosos sobre o cenário de e-commerce na China. Já no HQ (sede asiática) da Companhia Suzano, será possível observar como empresas brasileiras estão atuando no país. Além disso, a delegação visitará a Greenland, zona de cross border, para analisar as oportunidades.
Em Pequim, os participantes visitam as sedes de gigantes da tecnologia, como Bytedance, Tencent e Alibaba, e assistirão uma palestra sobre as oportunidades de negócios no país, com a presença do Embaixador do Brasil na China, Marcos Bezerra Abbott Galvão.
A agenda da delegação brasileira na cidade inclui, ainda, visitas técnicas ao shopping Hopson One Mall, e ao e-commerce JingDong (JD), além de visitas culturais. O encerramento da missão será em Gubei, com uma reunião final, onde os participantes poderão compartilhar experiências e planejar os próximos passos para a expansão de suas marcas no mercado chinês.
Representando a ABF, estão presentes Cristina Franco, presidente do Conselho, Bruno Amado, gerente de Projetos Internacionais e executivo do Franchising Brasil, e Carol Graciani, gerente de Relacionamento, Eventos e Comercial, que conduzem as orientações iniciais e alinhamentos de agenda, que inclui uma introdução ao mercado chinês e suas oportunidades.
INTERNACIONALIZAÇÃO CONSOLIDADA
Em 2024, ano do cinquentenário das relações diplomáticas entre China e Brasil, estabelecida no dia 15 de agosto de 1974, os números mostram o sucesso dessa parceria.
Entre janeiro e agosto, as vendas ao país asiático somaram US$ 69,2 bilhões (30,5% do total de exportações), e as importações chegaram a US$ 40,5 bilhões (23,4% do total), segundo a Secretaria de Comércio Exterior, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC). Em oito meses, o saldo da balança é favorável ao Brasil em US$ 28,7 bi.
O franchising brasileiro tem um movimento de internacionalização consolidado, mas está atento ao mercado chinês. Dados da recente Pesquisa de Internacionalização das franquias brasileiras feita pela ABF apontam expansão de 26,3% do número de operações das redes “made in Brazil” no exterior de 2022 para 2023. Neste período, o salto foi de 1.717 para 2.175 operações, ligadas a 205 redes e presentes em 125 nações. Na China, esse movimento está em evolução, com três marcas operando por lá atualmente: Audaces, Bateras Beat e Ronaldo Academy.
Para Cristina Franco, a China, com sua economia robusta e crescente classe média, representa oportunidades excepcionais para o franchising brasileiro. "O mercado chinês tem muito potencial para as franquias brasileiras, seja abrindo operações, seja por meio do e-commerce e marketplaces. São instrumentos que já existem, demandam pouco investimento e se trata de um mercado ávido por produtos e serviços brasileiros”.
A presidente do Conselho da ABF destaca ainda que, durante a missão, os participantes terão a oportunidade de conhecer de perto o ecossistema chinês de negócios, suas tendências de consumo e inovações tecnológicas que estão moldando o futuro do varejo global.
“É um momento de troca de experiências, aprendizado, abertura de novas fronteiras e, sobretudo, de construção de relacionamentos que podem se traduzir em grandes oportunidades para nossas empresas, sempre com o foco em fortalecer o setor e contribuir para o desenvolvimento socioeconômico do Brasil”, reforça.
A última missão do Franchising Brasil à China ocorreu em 2019, quando a delegação visitou Macau, Shenzhen e Hong Kong. Essas regiões, centros financeiros e comerciais importantes, ofereceram oportunidades para expansão de franquias, com Macau destacando-se no turismo e entretenimento, e Hong Kong como um hub global de negócios.
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A 11ª China Homelife Brazil, maior feira de fornecedores chineses no Brasil, acontecerá das 10h às 17h entre terça-feira (17/09) e quinta-feira (19/09) no São Paulo Exhibition & Convention Center. Serão apresentados 30 mil produtos entre bens de consumo e de produção, divididos em oito categorias: Autopeças & Acessórios, Artigos para Casa, Bebê e Gestante; Eletrodomésticos & Eletrônicos, Energia & Eletricidade, Máquinas e Equipamentos Industriais & Agrícolas, Materiais de Construção e Têxtil & Vestuário. No total, serão 600 expositores.
O evento é gratuito e voltado apenas para pessoas jurídicas. O objetivo principal é reunir empreendedores e importadores que querem ampliar seus estoques de produtos, conhecer novidades e comprar sem precisar viajar para a China.
Anselmo Carvalho, diretor da ExpoSolutions, empresa responsável pela organização da feira, diz que é uma possibilidade para os empresários atuando no Brasil terem em um só lugar, "milhares de produtos que podem ser encomendados de maneira fácil e sem burocracia, já que teremos tradings locais expondo para agilizar processos de importação”.
FOTO: ABF