Melhora expectativa dos empresários com as vendas de Natal, diz Boa Vista
Pesquisa do birô de crédito mostra que este ano 44% dos empresários esperam vendas maiores que as do Natal passado. Em 2021, os otimistas eram 41%
O otimismo para as vendas de Natal em 2022 atinge a maioria dos empresários, segundo pesquisa da Boa Vista. O levantamento mostra que 44% das empresas entrevistadas creem em aumento das vendas para a data este ano, em relação ao ano passado.
Já 31% estão pessimistas e acreditam em queda nas vendas, ao passo que os 25% restantes esperam vendas iguais. Em 2021, eram 41% os otimistas, 22% esperavam vendas iguais ao ano anterior e 37% esperavam vendas menores.
Para a maioria dos entrevistados (25%), as vendas de Natal e fim de ano representam de 5% a 10% do faturamento anual total. Para 23%, a representatividade é de 1% a 5%. Para 22%, mais de 15%; para 16%, de 10% a 15%; e para 14%, menos de 1%.
“Essa expectativa de alta nas vendas em relação ao último ano se deve muito ao fato de a base de comparação (Natal de 2021) ser mais fraca. Porém, a parcela de empresários que acredita numa queda das vendas também é considerável, uma vez que o Natal este ano sucede não só a Black Friday, que foi mais fraca, como também a Copa do Mundo”, diz Flavio Calife, economista da Boa Vista.
Segundo ele, o consumidor está menos confiante, e a inadimplência das famílias e o comprometimento da renda estão em alta, “o que pode colocar em xeque as vendas no período".
CONTRATAÇÕES
O Natal de 2022 não deve promover uma grande abertura de vagas no mercado de trabalho. Isso porque apenas 31% dos empresários pretendem fazer novas contratações em função da data comemorativa.
Entretanto, os números representam uma alta em relação a 2021, quando 21% dos entrevistados pretendiam contratar novos funcionários para o Natal.
Quanto às estratégias adotadas pelos empresários para aumentar as vendas nesse Natal, a aposta principal apontada pelos entrevistados será vender pelo seu site/ na internet. Em seguida, fazer campanhas/vendas nas redes sociais e em terceiro lugar, oferecer descontos.
Apesar da estratégia de vender on-line, a maioria dos empresários, 61%, crê que a maior parte das vendas serão realizadas em suas lojas físicas, enquanto 39% creem que serão pela internet.
Para as empresas ouvidas pela Boa Vista, os setores que mais movimentarão a economia com as vendas de Natal e fim de ano serão: alimentos e bebidas e vestuários e calçados e eletrônicos.
Já os produtos mais procurados pelos consumidores para presentear alguém nesse Natal serão, na visão das empresas, os eletrônicos, com 29%. Para outros 25%, serão os produtos de vestuário e calçados.
Produtos de telefonia vêm em terceiro lugar, para 17%. Brinquedos, para 12%; lazer e viagens/passeios, para 7%, perfumaria, 6%, e 4% acham que outros tipos de produtos serão os mais procurados.
GASTOS DOS CONSUMIDORES
Quando questionados pela Boa Vista sobre a perspectiva de intenção de gastos dos consumidores no Natal de 2022, os empresários esperam que o valor gasto seja de, em média, R$ 275.
Para 47% dos empresários, o consumidor vai gastar mais que no Natal do ano passado. 20% acreditam que os gastos serão os mesmos e 32% creem que o consumidor vai gastar menos no Natal de 2022.
Os meios de pagamento mais oferecidos aos consumidores pelos empresários neste Natal serão, nessa ordem: o Pix, o cartão de crédito, o dinheiro em espécie, cartão de débito e transferência bancária.
IMAGEM: Tânia Rego/DC