McDonald´s é o fast food mais consumido no Brasil

Rede norte-americana mantém liderança e aparece com 41,9 milhões de pontos de contato no Brasil, seguido por Burger King e Habib's, de acordo com o levantamento feito pela Kantar

Redação DC
10/Set/2024
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McDonald´s é o fast food mais consumido no Brasil

O McDonald´s segue como lider na posição de marca mais consumida fora de casa entre os brasileiros, de acordo com o levantamento feito pela Kantar. Na sequência, estão Burger King e Grupo Habib´s. 

Para produzir o levantamento, a Kantar avalia quantos consumidores estão comprando produtos de determinada empresa, e com que frequência isso ocorre por meio da métrica Consumer Reach Points (CRP). Quanto maior o número, mais acessada é a marca.

Portanto, não se trata de um ranking volumétrico, mas sim, das redes que apresentam mais pontos de contato com o consumidor. Apesar de ter perdido frequência e penetração de compra no último ano, o McDonald´s segue em primeiro lugar, com 41,9 milhões de pontos de contato, seguida de Burger King, com pouco mais de 26 milhões de CRP, porém se destacando com o crescimento em número de compradores (+3,9%).

O grande destaque dos top 3 é o Grupo Habib’s (15,3 milhões de CRP), que registrou salto de 17,5% em novos compradores. Na contramão, a rede Bob’s, apareceu em 10º lugar, após significativa queda de compradores e frequência, que levaram a um declínio de quatro posições, perdendo espaço para Giraffas, China In Box, Ragazzo e Madero.

A principal causa dessa retração são problemas com a distribuição das lojas, apesar do destaque para o sabor. Essas redes menores e nacionais que ganharam posição vêm conseguindo se conectar com o momento atual do consumo no Brasil, como o Giraffas (7,9 milhões, subindo duas posições para o quinto lugar), China In Box (5,9 milhões), ganhando três posições e agora figurando na sexta, e Ragazzo (5,1 milhões), na oitava posição.

Isso indica um movimento de diversificação desse segmento, para além de pizza e hambúrguer e a necessidade de as redes se tornarem uma opção para refeição, e não apenas indulgência.

O público das classes AB já vem usando o fast food no dia a dia durante as refeições, já as classes DE ainda o associam a momentos de lazer, principalmente aos finais de semana.

Nas palavras de Hudson Romano, gerente sênior de consumo fora do lar da Kantar, as marcas que estão no topo do ranking se destacam pela conveniência (bem localizadas), sabor e inovação.

"A busca por novos consumidores e o direcionamento de campanhas criativas para o público que consome fast food, como vem fazendo Burger King, são essenciais para aumentar os pontos de contato com o consumidor e incrementar vendas, disse.

Vale dizer que este é um bom momento para o mercado de fast food no Brasil. Mesmo com alto gasto médio (+31,6%) em decorrência da inflação e do repasse de preços, os brasileiros aumentaram o consumo fora do lar.

A amostra usada pela Kantar para esse levantamento representa o universo de 48 milhões de indivíduos no Brasil. A análise foi feita no período de 12 meses terminados em março de 2024 na comparação com o mesmo intervalo do ano anterior, em sete regiões metropolitanas: Curitiba (PR), Fortaleza (CE), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA) e São Paulo (SP).

FOTO: Divulgação

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