Jucesp será comandada por um contador

Marcio Shimomoto toma posse como presidente da autarquia com a promessa de reduzir tempo de atendimento

Silvia Pimentel
05/Jun/2023
  • btn-whatsapp
Jucesp será comandada por um contador

O empresário contábil Marcio Shimomoto, sócio da King Contabilidade, tomou posse como novo presidente da Jucesp (Junta Comercial de São Paulo). A nomeação consta da edição suplementar publicada em 25 de maio pelo Diário Oficial do Estado.

“Será um grande desafio. E uma das missões será a de colocar a Junta no âmbito do processo de desburocratização do estado de São Paulo, tornando o órgão 100% digital e reduzindo o prazo de registros, alterações e cancelamentos para, no máximo, 8 horas”, prometeu Shimomoto, que também integra o Conselho Deliberativo da ACSP (Associação Comercial de São Paulo) e coordena o COS (Conselho de Orientação e Serviços) da entidade.

Atualmente, com o aumento do volume de processos, os registros mercantis são finalizados em dois dias, em média. Já no Balcão Único, a abertura de empresas dispensadas de cumprir normas de agências reguladoras, como a Anvisa, por exemplo, é feita na mesma hora.

A agilidade no processamento dos pedidos é atribuída a um conjunto de ações desenvolvidas pelo governo nos últimos anos, como a digitalização de documentos e processos. Hoje, de acordo com Shimomoto, o acervo da Junta, que possui documentos antigos, datados da década de 1800, já foi 98% digitalizado.

Atualmente, 60% do volume de processos que chegam ao órgão já são digitalizados. E os documentos analógicos passam pelo processo de digitalização assim que dão entrada na autarquia. A meta é transformar tudo em digital no menor prazo possível.

No comando da autarquia, o novo presidente também pretende levar ao governador Tarcísio de Freitas a ideia da realização de concurso público para aumentar o número de funcionários da Jucesp, que possui atualmente cerca de 90 colaboradores, fora os terceirizados. 

Na avaliação do novo presidente, ao longo dos anos, houve aumento no volume de demandas por serviços da Junta e, de outro lado, de desligamentos de funcionários, sem a respectiva reposição do quadro efetivo.

“Outro desafio é reduzir o tempo de atendimento para todos os cidadãos que dependem dos serviços prestados pela Jucesp”. 

Marcio Shimomoto é o quarto contador a ocupar a presidência da Jucesp nas últimas décadas, o que é particularmente importante para os pequenos e médios empresários. “Temos uma grande proximidade com o empreendedorismo, conhecemos de perto os trâmites burocráticos e centralizamos as informações das pequenas e médias empresas”, conclui o empresário.

Shimomoto ao lado de Roberto Ordine, presidente da ACSP. O novo presidente da Jucesp também coordena o Conselho de Orientação e Serviços da Associação Comercial

 

A JUCESP

A Jucesp foi criada pelo Decreto 596, de 19 de julho de 1890, como órgão responsável pelo registro, fé pública e publicidade dos documentos arquivados pelos empresários, sociedades empresárias e sociedades cooperativas no estado de São Paulo.

Dentre outras atribuições, previstas na Lei Complementar Estadual 1.187/2012 e Lei Federal 8.934/1994, a autarquia também processa a habilitação e a nomeação dos tradutores públicos e intérpretes comerciais, além da matrícula e fiscalização de leiloeiros e armazéns gerais.

No ranking do Sistema Nacional de Registro Mercantil, o órgão ocupa a primeira posição, respondendo por 42% de toda a demanda nacional. Subordinada ao DREI (Departamento de Registro Empresarial e Integração), a Jucesp é um órgão estadual que, em janeiro de 2011, passou a integrar a estrutura da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, com o objetivo de alinhar seu trabalho às políticas públicas de desenvolvimento econômico, desburocratização e incentivo ao empreendedorismo.

 

IMAGENS: ACSP/divulgação

Store in Store

Carga Pesada

Vídeos

129 anos da ACSP - mensagem do presidente Roberto Ordine

129 anos da ACSP - mensagem do presidente Roberto Ordine

Novos tempos, velhas crises

Confira como foi o 4° Liberdade para Empreender

Colunistas