Glossário do Empreendedor: o que é Slow Fashion?

A expressão remete a um movimento que busca construir uma cadeia de produção de moda que valoriza o pequeno produtor, gera menos resíduos e utiliza matérias-primas orgânicas e naturais

Italo Rufino
09/Mai/2022
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O Slow Fashion é um movimento que visa uma alternativa mais sustentável para a cadeia de produção de moda. Ele prioriza a produção artesanal, com recursos locais, numa relação transparente e justa para todos os elos da cadeia (fornecedores, fabricantes, comércio e consumidor).

Valoriza a qualidade (e durabilidade), fontes renováveis e história da roupa, o que desperta no consumidor noção de pertencimento e afeto. Também propõe o trabalho em rede e cooperativas.

As características do slow fashion são fatores que estão em voga na atualidade e são bem vistos pelo consumidor contemporâneo – e que podem ser usados também como uma maneira de diferenciar a marca das concorrentes.

O conceito de Slow Fashion nasceu como uma contraposição ao Fast Fashion, que prioriza a produção em massa, baixo custo de mão-de-obra e matéria-prima, escala global e necessidade de lançamentos recorrentes. As empresas referências em fast-fashion no mundo são Zara e Forever 21.

Entre as principais críticas ao fast fashion (e que o movimento slow deseja solucionar), está a grande geração de resíduos. Imagine que, para uma loja criar novas coleções todo mês, é necessário obter elevado volume de vendas.

Para isso, as marcas criam a sensação de necessidade nos consumidores, por meio de criação de peças alinhadas a modismos passageiros e produtos de baixa durabilidade, que precisarão ser trocados em breve.

Essas táticas servem para aumentar o consumo. A prática, porém, aumenta o descarte e geração de lixo.

A busca incansável por redução de custo também pode fazer com que a empresa torne precária sua cadeia de produção, seja pelo uso de matérias-primas com alto impacto ambiental (como tecidos sintéticos, mais baratos) ou por meio de mão-de-obra terceirizada em condições insalubres.

Por outro lado, pequenas empresas que atuam em nichos de mercado têm chances de conseguirem manter uma operação baseada em slow fashion, uma vez que o modelo de negócio é pautado na diferenciação e não na venda por volume.

É o caso da Insecta Shoes, que produz e vende sapatos veganos (sem matéria-prima de origem animal). A empresa utiliza roupas de descarte, borracha e plástico reciclado e tecidos excedentes da indústria para desenvolver novos produtos.

ORIGEM DO TERMO

O termo Slow Fashion foi inspirado no conceito de Slow Food, que teve origem no meio gastronômico da Itália nos anos 80. O Slow Food promove o hábito de apreciar a comida, com refeições de maior qualidade e meios de produção que valorizam os ingredientes naturais, meio ambiente, cultura local e o pequeno produtor.

Por sua vez, o termo Slow Fashion foi popularizado duas décadas mais tarde, em 2008, pela inglesa Kate Fletcher, consultora e professora de design sustentável da escola britânica Centre for Sustainable Fashion.

Ambos os conceitos carregam a palavra slow (devagar), que remete ao respeito aos ciclos e ao tempo das pessoas, meio ambiente e tecnologia, e foco no consumo responsável.

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