Glossário do empreendedor: O que é pivotar

Termo popular no meio de startups que significa mudar rapidamente a proposta de valor do negócio para ganhar clientes

Italo Rufino
22/Set/2020
  • btn-whatsapp

No basquete, uma das funções do jogador que atua como pivô é desestabilizar a defesa adversária.

Posicionado bem abaixo da cesta e com chances de pontuar, o pivô chama a marcação para si próprio. Ele, então, num movimento de girar o corpo em torno do pé de apoio, encontra uma brecha para passar a bola para um companheiro, que, livre de marcação, arremessa com facilidade. O movimento típico do pivô é chamado de pivotar.

No mundo dos negócios, o termo tem um significado análogo – considerar novas oportunidades e implementar rápidas mudanças para alcançar uma proposta de valor que conquiste o cliente, ao mesmo tempo que mantém a base do negócio. 

Saiba mais sobre o termo. 

ORIGEM 

Em 2000, no Vale do Silício, muitas empresas de tecnologia foram a falência devido ao estouro da bolha da internet. Nessa época, alguns acadêmicos começaram a estudar os erros e acertos das startups da época. 

Os estudos serviram, por exemplo, como embrião para a metodologia Lean, usada por startups para desenvolver produtos e serviços com proposta de valor atrativa para o mercado de forma ágil e com pouco recurso. 

O conceito define que o empreendedor teste, valide e altere a proposta de valor do negócio com agilidade até atingir efetivamente o cliente. 

Foi assim que o termo pivot passou a ser usado no meio das startups – no Brasil, o termo foi traduzido para pivotar. 

QUANDO USAR

O empreendedor pivota quando a proposta de valor de seu negócio não é validada pelo mercado – não gera venda e nem escala. 

Neste caso, pivotar pode ser uma alternativa para testar novas hipóteses de propostas de valor. Pode ser necessário, por exemplo, aprimorar o produto, alterar a precificação ou experimentar novos mercados com o intuito de gerar receita. 

QUEM PIVOTOU 

Em 1998, Larry Page e Sergey Brin fundaram oficialmente o Google. Na época, o objetivo da empresa era organizar as informações disponibilizadas na internet.

A empresa se tornou notável pela eficiência de seu buscador – no entanto, os sócios tinham dificuldade para monetizar a organização. 

Em outubro de 2000, o Google pivotou o negócio e encontrou na publicidade uma fonte de faturamento. A partir de um teste com 350 clientes, a empresa lançou a primeira versão do Adwords, programa que permite geração de anúncios dentro do buscador – hoje, a ferramenta garante boa parte do faturamento da companhia.

 

 

 

 

 

 

Indicadores Econômicos

Fator de Reajuste

ÍNDICE
Mai
Jun
Jul
IGP-M
1,1072
1,1070
1,1008
IGP-DI
1,1056
1,1112
1,0913
IPCA
1,1173
1,1189
1,1007
IPC-Fipe
1,1227
1,1169
1,1073

Indicadores de crédito Boa Vista

Índice
Abr
Mai
Jun
Demanda por crédito
-4,3%
-2,1%
-1,9%
Pedidos de falência
--
--
--
Movimento do comércio
1,1%
1,5%
-0,8%
Inadimplência do consumidor
5,0%
7,5%
-0,6%
Recuperação de crédito
1,8%
-5,6%
2,4%
mais índices

Vídeos

Tarcísio de Freitas participa de ciclo de debates promovido pela ACSP

Tarcísio de Freitas participa de ciclo de debates promovido pela ACSP

Felipe d’Avila, do Novo, foi sabatinado por empresários na ACSP

Márcio França fala em fim da ‘tiriricação’ da política

Colunistas