Faturamento dos pequenos negócios está abaixo do nível pré-pandemia

Pesquisa do Sebrae mostra que, em média, a queda é de 23%. Custos mais elevados, perda de clientes e dívidas são os principais motivos

Redação DC
02/Jun/2022
  • btn-whatsapp

*com informações da Agência Sebrae

A economia começou a engrenar e a pandemia já não é uma preocupação rotineira para a maioria dos micro e pequenos empresários. Ainda assim, os efeitos da crise da covid nos negócios não foram totalmente superados.

Segundo pesquisa realizada pelo Sebrae, em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), 60% dos empreendedores ouvidos afirmam que o faturamento ainda é menor que no período anterior ao da pandemia.

Em média, a queda é de 23%. O principal vilão, para 50% deles, é o aumento dos custos (insumos, combustível, energia), seguido da falta de clientes (21%) e as dívidas com empréstimos (11%).

Os setores que detêm os maiores percentuais de perdas são Beleza, Artesanato, Economia Criativa, Turismo e Moda, com quedas no faturamento que variam de 34% a 29%.

Considerando o porte dos empreendimentos, a pesquisa mostra que os Microempreendedores Individuais (MEI) são o grupo mais impactado (62% relatam queda de faturamento), com uma redução média de 29%.

Para o presidente do Sebrae, Carlos Melles, a pesquisa traz uma informação importante: nenhum segmento da economia registrou piora em 2022. Porém, indica que o quadro geral ainda inspira cuidado e monitoramento constante.

“A inflação atingiu as pequenas empresas, em especial os MEI, quando eles começavam a se recuperar dos impactos da pandemia. É fundamental continuar apoiando esses empreendedores com políticas de crédito e com a possibilidade de renegociação de dívidas, tanto de empréstimos, quanto de impostos e fornecedores”, avalia.

O Diário do Comércio permite a cópia e republicação deste conteúdo acompanhado do link original desta página.
Para mais detalhes, nosso contato é [email protected] .

Store in Store

Carga Pesada

Vídeos

Alexandra Casoni, da Flormel, detalha o mercado de doces saudáveis

Alexandra Casoni, da Flormel, detalha o mercado de doces saudáveis

Conversamos com Thaís Carballal, da Mooui, às vésperas da abertura de sua primeira loja física

Entenda a importância de planejar a sucessão na empresa