Faculdade do Comércio da ACSP projeta crescer até 50% em 2023
Para chegar aos 2,4 mil alunos a instituição pretende dobrar o número de cursos oferecidos e ampliar de 104 para 130 a quantidade de polos de ensino a distância
A Faculdade do Comércio (FAC-SP), entidade educacional ligada à Associação Comercial de São Paulo, prevê um crescimento de 50% até o final de 2023. Essa visão otimista conta com a capilaridade da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), entidade presente nas 27 unidades da federação. Hoje a FAC está presente em 13 estados.
Com cursos voltados para a capacitação da mão de obra do varejo e serviços, a FAC-SP está em plena expansão. Atualmente com 1.600 alunos ativos (em cursos de graduação e pós-graduação), a unidade de ensino projeta encerrar o ano com 2.400 estudantes. E, para atingir esse resultado, a FAC-SP irá dobrar o número de cursos oferecidos e ampliar de 104 para 130 a quantidade de polos de ensino a distância.
"Há uma revolução no varejo brasileiro e global, em função do comércio eletrônico, que aponta que a qualificação é indispensável para esse momento digital”, diz Wilson Victorio Rodrigues, diretor-geral da FAC-SP
Segundo ele, o varejo no Brasil representa 27% PIB nacional e é o setor que emprega até 70% da mão de obra de serviços, o que inclui o comércio. “Se imaginarmos que 70% da mão de obra está nesse setor, sendo um pilar de transformação, as empresas varejistas precisam passar por qualificação", alerta Rodrigues.
Em apenas dois anos e meio de operação, a Faculdade do Comércio se tornou referência no ensino voltado a atender às necessidades do varejo, chegando a ser reconhecida entre os principais centros de ensino privado do país.
“A FAC se consolidou entre as cinco melhores faculdades privadas do Brasil pelo Guia das Faculdades, e continuará crescendo em ritmo acelerado, pois é a faculdade oficial das associações comerciais do Brasil”, comenta o diretor-geral.
Recentemente, quatro novos cursos da FAC-SP foram aprovados pelo MEC: Ciências Contábeis, que inclui não apenas técnicas e ferramentas para análise financeira, mas também o desenvolvimento de habilidades em gerenciamento de risco e tomada de decisão; Gestão Financeira, que prepara os alunos para compreender as dinâmicas do mercado financeiro, desde a gestão de investimentos até a criação de estratégias de negócios; Marketing, incluindo estratégias de marketing digital e análise de dados; e Comércio Exterior, que oferece habilidades em negociação e gerenciamento de risco em transações comerciais internacionais.
A Faculdade do Comércio é focada no desenvolvimento de empreendedores e colaboradores do comércio capazes de operar com competência o consumo digital e as mais inteligentes práticas de gestão comercial.
IMAGEM: FAC-SP/divulgação