É hora de sua empresa ganhar um site

Passo a passo simplificado para você entrar no mundo digital

Camila Hungria
30/Out/2014
  • btn-whatsapp
É hora de sua empresa ganhar um site

O site de uma empresa funciona como uma sede virtual do negócio. É, hoje, um recurso fundamental a qualquer empresa, seja para facilitar o acesso às informações de produtos e serviços, transmitir credibilidade ou fortalecer o relacionamento da marca com seu público-alvo.

Preparamos um roteiro objetivo com um passo a passo para você montar seu site, traduções das palavras complicadas e termos específicos do universo digital, indicação de bons fornecedores e recursos gratuitos, e dicas de especialistas para facilitar o seu caminho de entrada no mundo virtual.

LAYOUT, PROGRAMAÇÃO, REGISTRO DE DOMÍNIO E CONTRATAÇÃO DE SERVIDOR

São 5 passos para montar um site: definir o layout, fazer a programação, registrar o domínio e contratar um servidor.

MAIS DO QUE BONITO, DEVE SER FUNCIONAL

Layout: é a sua aparência, ou interface. Em geral, contrata-se um profissional conhecido como web designer para desenhar um site, mas atualmente há aplicativos de Internet que fornecem templates os quais você pode editar com muita facilidade. Para definir o layout de um site, a dica do consultor de Comunicação e marketing digital do Insituto Europeu de Design (IED), Edgard de Almeida, é simplificar o máximo possível: “Mais do que ser bonito, o site deve ser fácil de navegar, com todas as informações relevantes na primeira página, sem excesso de links e páginas secundárias”.

Informações: um bom site é aquele que informa todos os dados que um cliente deve saber sobre a empresa, como endereço físico, formas de pagamento e horário de funcionamento. Além disso, a empresa também pode disponibilizar depoimentos de clientes e parceiros. “Esse tipo de conteúdo reforça a credibilidade. Colocar a foto do cliente é melhor ainda, humaniza o serviço”, pontua Edgard. Outra dica do consultor é publicar conteúdos de validação externa, como prêmios e reportagens onde a marca tenha sido citada.

Imagens: ter boas imagens dos produtos da empresa é fundamental. Muitas pessoas fazem suas buscas por imagens e filtram seus resultados a partir da qualidade das fotos encontradas. “Pense que o site é o seu principal vendedor e representa a sua empresa. Da mesma forma que você não quer um vendedor mal vestido e que fale errado, o site deve estar com informações bem escritas e boas imagens”, alerta o consultor.

Call to action: esse termo em inglês significa “sugestão para ação” e é utilizado para indicar o que o usuário deve fazer em cada página. Frases como “entre em contato”, “conheça nossos produtos” e “fale com um vendedor” são bastante recomendadas. “O usuário do site deve ter muito claro o convite. Muitas pessoas entram em um site apenas para achar um contato, então é possível facilitar essa busca para o usuário”, comenta o especialista em marketing digital.

LAYOUT PRONTO. É HORA DA PROGRAMAÇÃO

Programação: programar um site significa criar os códigos que o farão funcionar na Internet. O profissional qualificado para essa tarefa chama-se “programador”, mas também há algumas empresas que fornecem ferramentas de edição e criação de sites gratuitamente.

HTML 5 x Flash: sobre a programação, há diferentes linguagens que podem ser utilizadas, como o HTML 5 e o Flash. A recomendação é não utilizar Flash, pois essa linguagem de Internet não funciona adequadamente em produtos da marca Apple.

Otimização para celular: é muito importante montar um site para que ele funcione, também, em telefones celulares e tablets. “Hoje, cerca de 30% dos acessos à maioria dos sites vêm de telefones celulares. Então, o layout precisa funcionar nesse tipo de tela também”, acrescenta.

JÁ ENTENDI O QUE É LAYOUT E PROGRAMAÇÃO. MAS O QUE É REGISTRAR UM DOMÍNIO?

Domínio: é o nome do seu site, mais especificamente o que será digitado “www.nomedoseusite.com.br”. Todo domínio precisa ser registrado, o que significa que o domínio passa a ser seu, e não haverá nenhum outro site com o mesmo nome. O órgão que regulamenta essa atividade é o Registro.br.

Fazer o registro: é muito simples, basta se cadastrar no Registro.br, checar a disponibilidade do nome desejado e pagar uma taxa de R$ 30,00, a qual garante que o endereço registrado seja seu por um ano. E é possível efetuar o pagamento para um período de até 10 anos. Uma dica para essa etapa é escolher um nome simples e que contenha as palavras-chave do seu negócio.

HOSPEDANDO O SITE EM UM PROVEDOR

O servidor é a empresa que fará com que seu site fique disponível na Internet 24 horas por dia. Usa-se o temo “hospedar”, pois o servidor é o local virtual onde os arquivos do seu site estarão armazenados para que ele funcione, ou seja, todas as imagens, textos e a programação do layout.

Há muitas empresas que oferecem serviço de hospedagem de domínios e pacotes em diferentes valores. A escolha por um servidor ou outro deve ser norteada pela quantidade de informações que seu site possui. Quanto mais complexo e repleto de imagens for o site, maior precisará ser a capacidade do servidor, e por isso deve-se optar por um plano pago mais robusto. Se o site for simples, um plano simples ou gratuito é suficiente.

PMES TROCAM WEB DESIGNER + PROGRAMADOR POR FERRAMENTAS GRATUITAS

Algumas empresas disponibilizam uma forma simples de montar um site, oferecendo serviços de layout, programação, registro e hospedagem de domínio em apenas um lugar. Antenado com essa nova oferta de serviços e facilidade decorrente, Fabio Pimenta, 65, proprietário da Actex, empresa de soluções de mobiliário corporativo, trocou seu web designer e programador pelos serviços de uma start-up. “Utilizamos uma template que já estava pronta. Foi muito fácil fazer as alterações e publicar o site. Escolhi um plano mensal. Optei por essa forma de fazer o site da minha empresa por não precisar ficar refém de programador e web designer. Quando preciso alterar alguma informação ou imagem no site, eu mesmo faço com muita agilidade”, comemora ele.

A publicitária Fernanda Ramalho também optou por construir o site da empresa de seu marido, a Textaria, usando uma plataforma gratuita. “Propositalmente fizemos um site absolutamente simples. É muito prático construir usando uma ferramenta como essa. Você elimina os intermediários”, comenta ela.

Fabio e Fernanda ficaram muito satisfeitos com o desempenho da ferramenta gratuita e com o resultado final de seus sites, além da economia com fornecedores. “Desde que fiz meu primeiro site, minha empresa cresceu e ampliou sua oferta de serviços. Agora estou novamente construindo um site novo, e mais uma vez optei por utilizar a ferramenta gratuita”, finaliza Fabio.

DICAS DE PLATAFORMAS

Wix



Essa empresa tem conquistado muitos pequenos e médios empresários. A ferramenta oferece lindas templates editáveis prontas, separadas por categorias de atividades comerciais, o que é um grande diferencial. Os layouts também estão otimizados para celulares, e o usuário pode visualizar as alterações no site conforme edita. Além disso, o serviço também oferece pacotes para hospedar o domínio e uma série de recursos para lojas virtuais, inserir blogs, vídeos e outros elementos nos sites. Se o usuário quiser, há um plano gratuito para hospedar o site.

Weebly

O Weebly é uma ferramenta semelhante ao Wix, fácil de editar e com layouts otimizados para celular e tablets. Porém, a oferta de layouts é menor. O Weebly possui duas desvantagens: além de estar mal traduzido para o português, com algumas palavras escritas em inglês e frases desconexas, a ferramenta não oferece a possibilidade de registrar um domínio com o final “com.br” – a  terminação utilizada no Brasil –, e sim  apenas “.com”, o que significa que outra pessoa pode registrar o mesmo nome no país, no registro.br.

Wordpress

A plataforma Wordpress é uma das mais antigas e populares, apesar de ser mais complexa para edição de layouts. A ferramenta oferece pacotes gratuitos para registro e hospedagem de domínio, e também pacotes pagos, variando de acordo com os recursos oferecidos – como assistência técnica via chat.

Locaweb

Originalmente um servidor, a plataforma se modernizou para acompanhar a expansão da oferta de ferramentas de edição e hospedagem de sites gratuitas e lançou também uma plataforma para a criação deles. A oferta de layouts é restrita e deixa a desejar em comparação às outras plataformas, mas serviço de hospedagem oferece planos que comportam sites mais robustos.

LEIA MAIS:

Hashtags: O jeito certo de usar

O poder do digital: um arsenal para sua empresa ficar bem na blogosfera

 

 

 

 

 

 

Indicadores Econômicos

Fator de Reajuste

ÍNDICE
Mai
Jun
Jul
IGP-M
1,1072
1,1070
1,1008
IGP-DI
1,1056
1,1112
1,0913
IPCA
1,1173
1,1189
1,1007
IPC-Fipe
1,1227
1,1169
1,1073

Indicadores de crédito Boa Vista

Índice
Abr
Mai
Jun
Demanda por crédito
-4,3%
-2,1%
-1,9%
Pedidos de falência
--
--
--
Movimento do comércio
1,1%
1,5%
-0,8%
Inadimplência do consumidor
5,0%
7,5%
-0,6%
Recuperação de crédito
1,8%
-5,6%
2,4%
mais índices

Vídeos

Tarcísio de Freitas participa de ciclo de debates promovido pela ACSP

Tarcísio de Freitas participa de ciclo de debates promovido pela ACSP

Felipe d’Avila, do Novo, foi sabatinado por empresários na ACSP

Márcio França fala em fim da ‘tiriricação’ da política

Colunistas