Dia do Comerciante

Para aqueles que reabriram, apesar das dificuldades ainda existentes, esperamos que a melhora permita que possam retomar as atividades com a coragem, a dedicação e a esperança que caracteriza o espírito empresarial

Alfredo Cotait Neto
16/Jul/2020
  • btn-whatsapp

Comemora-se em 16 de julho o Dia do Comerciante, instituído pela Lei 2.048, em 1953, data escolhida em homenagem a José Maria Lisboa, o Visconde de Cairu, Patrono do Comércio, pela sua contribuição à abertura do comércio do Brasil com as nações amigas.

Neste ano, o comerciante ainda espera pela abertura de seu negócio em muitos lugares e, em São Paulo, recentemente foi autorizado a trabalhar, ainda com muitas restrições e exigências, depois de quatro meses com seus estabelecimentos fechados.

Devemos nesta data prestar homenagem a todos aqueles que conseguiram sobreviver a esse período de restrições, mas, também, a todos aqueles que, embora tenham tentado manter sua empresa viva, não conseguiram, porque as dificuldades foram muito grandes.

Para alguns faltou apoio, ou não chegou a tempo, mas certamente nunca faltou o empenho para manter seu negócio, porque é da natureza do empresário lutar por sua empresa.

Para aqueles que reabriram, apesar das dificuldades ainda existentes, esperamos que a melhora, embora ainda muito lenta e gradativa, permita que possam retomar as atividades com a coragem, a dedicação e a esperança que caracteriza o espírito empresarial, contando com a colaboração dos comerciários.

As dificuldades ainda são grandes, a incerteza persiste, mas alguém já parafraseou Euclides da Cunha, para afirmar “que o empresário brasileiro é sobretudo um forte”.

 

 

Indicadores Econômicos

Fator de Reajuste

ÍNDICE
Mai
Jun
Jul
IGP-M
1,1072
1,1070
1,1008
IGP-DI
1,1056
1,1112
1,0913
IPCA
1,1173
1,1189
--
IPC-Fipe
1,1227
1,1169
1,1073

Indicadores de crédito Boa Vista

Índice
Abr
Mai
Jun
Demanda por crédito
-4,3%
-2,1%
-1,9%
Pedidos de falência
--
--
--
Movimento do comércio
1,1%
1,5%
-0,8%
Inadimplência do consumidor
5,0%
7,5%
-0,6%
Recuperação de crédito
1,8%
-5,6%
2,4%
mais índices

Vídeos

Tarcísio de Freitas participa de ciclo de debates promovido pela ACSP

Tarcísio de Freitas participa de ciclo de debates promovido pela ACSP

Felipe d’Avila, do Novo, foi sabatinado por empresários na ACSP

Márcio França fala em fim da ‘tiriricação’ da política

Colunistas