Descubra tudo o que o Google sabe sobre você

Não é novidade que o buscador consegue gravitar em torno de sua navegação na internet – e saber (quase) tudo sobre seus hábitos, gostos... Mas há formas de diminuir essa exposição

Redação DC
05/Mai/2016
  • btn-whatsapp
Descubra tudo o que o Google sabe sobre você

Big Brother é pouco: no clássico de George Orwell ("1984"), as “teletelas” monitoravam/espionavam os cidadãos de um país fictício 24 horas diárias por razões políticas.

Navegar na internet hoje não está longe disso – com a diferença que, quem faz o monitoramento é o bom e velho Google, com foco em gerar receitas via publicidade online. 

Quem usa o Google está fechando um negócio, afirma o site Business Insider. Essa relação, na verdade, é uma troca: ao utilizar gratuitamente serviços como Gmail, Drive, buscador, YouTube e Maps, você concorda em compartilhar informações sobre si mesmo.

Por sua vez, elas serão compartilhadas com os anunciantes, para que a publicidade que eles fazem na internet seja mais eficaz: companhias aéreas direcionam o merchandising aos usuários que gostam de viajar, lojas de roupas infantis têm como alvo pais e mães e assim por diante. 

LEIA MAIS: O Facebook está perdendo seus ovos de ouro?

O Google usa uma série de métodos para aprender mais sobre o usuário. Entre eles, reunir coisas que você “conta” para ele ao se inscrever no Gmail ou usar seu celular com sistema Android – dados básicos do tipo nome, telefone e localização, entre outros. 

Outro método, mais sofisticado, é usar robôs que “circulam” em torno de você enquanto navega na internet, deduzindo seus interesses através das suas buscas – “o que você procura”, ou “clique aqui” -, tanto se você estiver usando os serviços dele, como o de outros sites que visitar. 

Há maneiras de diminuir essa exposição, caso você se incomode. Você pode excluir o histórico das páginas que visitou, pode eliminar as suas buscas e também apagar seu histórico de localização. Veja como fazer isso aqui

Imagem: Thinkstock

 

 

 

 

 

 

Indicadores Econômicos

Fator de Reajuste

ÍNDICE
Mai
Jun
Jul
IGP-M
1,1072
1,1070
1,1008
IGP-DI
1,1056
1,1112
1,0913
IPCA
1,1173
1,1189
1,1007
IPC-Fipe
1,1227
1,1169
1,1073

Indicadores de crédito Boa Vista

Índice
Abr
Mai
Jun
Demanda por crédito
-4,3%
-2,1%
-1,9%
Pedidos de falência
--
--
--
Movimento do comércio
1,1%
1,5%
-0,8%
Inadimplência do consumidor
5,0%
7,5%
-0,6%
Recuperação de crédito
1,8%
-5,6%
2,4%
mais índices

Vídeos

Tarcísio de Freitas participa de ciclo de debates promovido pela ACSP

Tarcísio de Freitas participa de ciclo de debates promovido pela ACSP

Felipe d’Avila, do Novo, foi sabatinado por empresários na ACSP

Márcio França fala em fim da ‘tiriricação’ da política

Colunistas