Danone foca em saúde e quer seus produtos inseridos na rotina do consumidor

A estratégia da empresa, destacada na Apas Show 2025, envolve mudança em pontos de venda e nas embalagens

Rebeca Ribeiro
21/Mai/2025
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Danone foca em saúde e quer seus produtos inseridos na rotina do consumidor

É possível crescer em um mercado depois de anos de atuação? A Danone é a prova de que sim. Há mais de 50 anos no Brasil, a empresa, conhecida por fabricar iogurtes, aproveitou o aumento da demanda por itens ligados à saúde e bem-estar para lançar um produto que conversasse com esse consumidor mais saudável. Assim, em 2017, colocou no mercado as bebidas proteicas YoPro.

Em pouco tempo, o produto dominaria as prateleiras dos supermercados. Mesmo com o avanço dos concorrentes nesse nicho, o YoPro ficou entre os líderes de comercialização da Danone e ajudou na alta de 4,2% nas vendas da empresa durante o quarto trimestre de 2024.

E ainda há espaço para avançar nesse segmento. Segundo dados da Mondor Intelligence, o mercado global de bebidas proteicas tem um crescimento projetado de 7,72% até 2027. “Quando olhamos o segmento de alimentos e bebidas globalmente, ele é impulsionado pelos produtos saudáveis. No Brasil, essa tendência de consumo é duas vezes maior”, explica Natália Guarisi, Head de Shopper Insights e Gerenciamento de Categorias na Danone.

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De olho nesse potencial, a empresa está adotando uma nova identidade visual para seus produtos, conforme foi apresentado na Apas Show 2025, dando maior destaque para informações nutricionais como 'alto teor em proteína' e 'zero açúcar'. A proposta, segundo Natália, é criar uma relação mais direta entre os produtos e a necessidade dos consumidores, independentemente da categoria em que tecnicamente estão inseridos.   

“Quando olhamos a categoria de iogurte, percebemos que ele está presente em muitos momentos do dia, mas o shopper muitas vezes leva apenas um tipo de segmento, como um garrafão para o café da manhã. Com a nossa nova estratégia, queremos educar esses consumidores a enxergar mais momentos de consumo ao longo do dia”, explica Natália.

Ponto de venda - Os varejistas estão inseridos nessa estratégia. A Danone apresentou iniciativas para personalizar estabelecimentos comerciais, como mobiliários premium do Ponto Natural para UHT Proteico e a Vila do Iogurte, para Refrigerados. A proposta é melhorar a experiência do consumidor.

O mercado de laticínios foi estimado em US$ 620 bilhões em 2024 e deverá atingir US$ 768,80 bilhões até 2029, segundo a Mondor Intelligence. Dentro deste mercado, a categoria de iogurte tem uma penetração de 94% nos lares brasileiros, de acordo com Natália, que explica que os segmentos proteicos e de saúde digestiva são os principais impulsionadores da categoria dentro da Danone.

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IMAGEM: Danone/divulgação

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