Chegou a hora de se preparar para a Black Friday

Janaína Camilo, especialista em Transformação Digital do Sebrae Nacional, dá algumas dicas para os empreendedores se planejarem desde já para uma das principais datas do varejo

Agência Sebrae
03/Out/2024
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Chegou a hora de se preparar para a Black Friday

"Os pequenos não precisam ter medo, este é o momento exato de organizar o planejamento para a Black Friday, que é o ápice das vendas. Só tem medo quem não tem planejamento", disse Janaína Camilo, especialista em Transformação Digital do Sebrae Nacional.

Ao lado de Babi Tonhela, da Nuvemshop, e de Christina Dutra e Debora Sacomandi, das áreas de Comunicação e Soluções Digitais dos Correios, Janaína participou do encontro "Planejamento para uma Black Friday de Sucesso", durante o Fórum E-Commerce Brasil.

Confira alguns insights importantes para se planejar para a data:

- Black Friday não é compra de emergência, é para adquirir itens com bom custo-benefício, portanto valorize o seu produto;

- Invista em marketing: essa não é uma data só para giro de estoque, é uma data para conquistar novos clientes, por isso, faça da experiência de compra uma boa jornada, esteja em vários canais de venda, busque uma embalagem bacana;

- Use as redes sociais a seu favor – onde seu público está e como alcançá-lo (Instagram, Tiktok, WhatsApp Business); se for o Instagram, faça uma bio interessante, poste e divulgue o seu produto ao longo dos próximos meses para melhorar o engajamento de forma que o público esteja com a marca até a venda em novembro;

- No período da Black Friday, o custo de aquisição de um novo cliente nas mídias digitais aumenta – com a concorrência, fica mais caro o valor do tráfego pago (posts patrocinados). Pense em alternativas mais orgânicas de forma que não seja necessário gastar muito para atrair a atenção do consumidor;

- Atualmente, todo o mês de novembro é de ofertas – aproveite o período e faça promoções diferentes a cada semana, por exemplo, oferecendo brindes, cupons e descontos exclusivos para não saturar o consumidor; Vendas on-line é conveniência. Se o consumidor está o tempo todo com o celular, aproveite para facilitar a venda pelas ferramentas acessíveis na palma da mão: redes sociais, WhatsApp Business, aplicativos;

- Capriche na entrega: utilizar aquele saco preto que embala lixo desvaloriza qualquer mercadoria;

- Utilize a calculadora de marketplaces e saiba o percentual de custo das diferentes plataformas para tomar a melhor decisão;

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