Centro Histórico de SP tem roteiros turísticos para todos os gostos

Região concentra prédios icônicos, como o Mosteiro de São Bento, Theatro Municipal e Catedral da Sé (foto), além de bares, restaurantes e um comércio variado. No aniversário da cidade, Prefeitura vai lançar 'passaporte' para turistas

Mariana Missiaggia
24/Jan/2024
  • btn-whatsapp
Centro Histórico de SP tem roteiros turísticos para todos os gostos

Construções icônicas, eventos culturais e fragmentos históricos do Centro de São Paulo contam como a capital se consolidou como uma das cidades mais importantes do mundo. E é justamente o atrativo de todo esse passado que a coloca entre os cem melhores destinos do mundo para se visitar.

O feriado do aniversário de 470 anos de São Paulo, que acontece na quinta-feira (25/1), é uma oportunidade para ver de perto o novo momento da região central, que passa por uma importante revitalização que envolve a renovação do calçamento, do mobiliário urbano e da infraestrutura de escoamento e telecomunicações de 25 ruas que compõem o Triângulo Histórico - melhorias que já podem ser observadas nas ruas da Quitanda e do Tesouro. 

Referência a plantação de chá que ali existia há mais de dois séculos, o Viaduto do Chá é um verdadeiro mirante para o espaço que se tornou palco das maiores manifestações populares da democracia brasileira, o Vale do Anhangabaú - e que hoje recebe eventos importantes da cidade.

O espaço está diretamente ligado às transformações urbanas pelas quais São Paulo passou até se tornar a metrópole que temos atualmente, e passou recentemente por uma revitalização que ampliou as possibilidades de permanência no local, além de ter substituído o piso de mosaico que era de difícil manutenção por uma superfície contínua e única.

Pontos como a Catedral da Sé, o Solar da Marquesa, a Rua XV de Novembro, o Edifício Martinelli, o Mosteiro de São Bento e o Theatro Municipal também estão inseridos neste contexto de requalificação ao receberem melhorias no entorno, e são como uma viagem no tempo. Esses locais históricos fazem um resgate dos vários ciclos econômicos pelos quais a cidade passou, desde o Período Colonial até os dias atuais.

Por isso, são passagens imperdíveis para os turistas e paulistanos que querem entender melhor a formação de um dos principais centros do mundo.

Há um ano, a prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, retomou o tour "Vai de Roteiro", que já guiou mais de 22 mil pessoas, tendo o Triângulo Histórico como carro-chefe desse projeto.

Totalmente gratuito, o programa oferece visitação guiada em mais de 16 pontos espalhados pela capital paulista, incluindo regiões de ecoturismo como Parelheiros e Cantareira, quando os visitantes são transportados em ônibus que saem próximos a estações de metrô.

De acordo com Karolini Barbosa, coordenadora da Secretaria Municipal de Turismo (SMTUR), atualmente, dois roteiros contemplam o Centro: Centro Novo e Triângulo Histórico e, em breve, estará disponível o Triângulo Mulheres.

Com horários disponíveis de terça-feira a domingo, com quatro viagens por dia nos períodos da manhã e da tarde, e aos finais de semana no período da manhã, Karolini diz que a Secretaria tem incentivado comerciantes a abrirem seus negócios também aos domingos, assim como o Café Girondino faz, para que os visitantes se sintam mais seguros, e vejam os locais mais ocupados.

"É o nosso programa mais ativo da Secretaria de Turismo. A revitalização que vem acontecendo é fundamental para que o programa cresça e o Centro fique cada vez mais povoado e seguro", diz Karolini.

Outra modalidade oferecida pelo Vai de Roteiro é o City Tour, que também apresenta o centro histórico de um jeito diferente ao promover visitas guiadas ao Pátio do Colégio, Mercadão, Theatro Municipal, Sala São Paulo e outros, para crianças e idosos de baixa renda, que normalmente não são levados a esses pontos.

Em 2023, foram mais de 27 mil jovens e idosos que saíram da porta de entrada da instituição em que vivem ou estudam e embarcaram em um ônibus para essa experiência, que busca e leva os participantes.

O "apoio ao turista" é outra medida importante aos olhos de Karoliny. Ao espalhar guias turísticos uniformizados pelos principais pontos da cidade, especialmente em datas comemorativas, como o Réveillon da Paulista, Carnaval, São Silvestre, Fórmula 1, Campus Party e outros, o feedback do turista é de que ele se sente mais seguro e bem recebido. 

Karolini cita também a importância da presença de seis Centrais de Informação Turística (CITs) móveis e que circulam por pontos estratégicos da região central oferecendo atendimento a turistas. De acordo com a coordenadora, no último ano, houve quinzenas em que essas vans registraram mais de 190 turistas estrangeiros.

PASSAPORTE

Uma novidade que será lançada no aniversário da cidade de São Paulo é o passaporte Vai de Roteiro, que será distribuído nas CITs para quem quer explorar os roteiros disponíveis no programa gratuito.

A distribuição também acontecerá em pontos como aeroportos, terminal rodoviário do Tietê, avenida Paulista, República e Parelheiros.

A ideia é que o turista ou morador vá até o local com um documento com foto e faça um cadastro para registrar seu passaporte. Após a visita, o participante receberá um carimbo personalizado que tem a ver com o roteiro escolhido.

"Nosso objetivo é incentivar a circulação de turistas e ampliar a divulgação dos roteiros disponíveis e ter uma lembrança desse momento", diz Karolini.

O turismo na cidade de São Paulo chegou a faturar R$ 46,5 milhões por dia em 2023, de acordo com a SPTuris.

CENA CULTURAL ATUALIZADA

Como um gerador de renda importante para a capital, o setor de turismo movimentou uma quantia recorde de R$ 289,6 bilhões no estado de São Paulo ao longo de 2023, um crescimento de 28,7% em relação a 2022.

Entre os motivos que explicam essa receita estão os diversos shows que ocorrem no território paulista. Somente os seis shows realizados pelo grupo britânico Coldplay e o festival Lollapalooza, ocorridos em março passado, fizeram com que a taxa de ocupação hoteleira alcançasse a marca de 77%, a maior já registrada em um único mês desde 2018.

Outras grandes atrações, nacionais e estrangeiras, como Taylor Swift, Thiaguinho, RBD, NX Zero e Paul McCartney, além de festivais como Lollapalooza, Primavera Sound e o novato The Town, também atraíram uma multidão de turistas para a capital.

Para este ano estão previstos dois grandes eventos internacionais na capital paulista: a corrida de carros WEC/Le Mans, em julho, e uma partida oficial da liga de futebol americano, a NFL, em data a ser definida.

Toda essa movimentação de pessoas, segundo Karolini, acaba contribuindo para a ativação de equipamentos em outras localidades da cidade com potencial turístico antes não explorados.

A BUSCA PELO CENTRO

Em 2023, a Prefeitura de São Paulo, por meio da Casa Civil, realizou uma pesquisa de opinião no perímetro do Triângulo Histórico. Entre os dados destacados, a pesquisa aponta que 47% dos entrevistados frequentam o Triângulo em momentos de lazer, principalmente aos finais de semana e período noturno (22,6%).

Quanto aos passeios mais buscados, recebem destaque os eventos culturais (19,7%), restaurantes e lanchonetes (13,5%) e a utilização de praças e áreas livres (11,6%), além de compras (11,1%). Já os bares e baladas são os locais mais frequentados à noite (35,3%).

Também foram avaliados os itens mais convidativos para se visitar o Centro nas horas de lazer. Receberam notas mais altas a limpeza e conservação das calçadas e ruas (87%), onde a Prefeitura já atua diariamente, tendo lançado recentemente a Operação Centro Limpo, que reforça as ações já existentes, como a de limpeza 24 horas, e as obras de requalificação dos calçadões do Triângulo, que também estão em curso.

As notas mais altas foram seguidas de aumento da iluminação (86%), serviço que tem recebido melhorias com a troca de todos os holofotes existentes por equipamentos mais eficientes e que melhorarão sensivelmente a iluminação local, além de locais voltados à cultura.

A pesquisa ainda aponta que 70% dos entrevistados consideram eventos em ruas e praças, guias, passeio e sinalização turística, assim como atividades esportivas e estabelecimentos abertos 24h, como atrativos para frequentar o Triângulo.

Do total de entrevistados, 27% são residentes do Centro - principalmente dos bairros Sé e República, enquanto 56% afirmam trabalhar na região. Quando perguntados o que os levariam a morar na área, 40% responderam ser o fácil acesso à cidade e 30%, a proximidade com o local de trabalho.

Para materializar outras ações que tornem a região mais atrativa e segura, o Comitê Intersecretarial #TodosPeloCentro busca conhecer os moradores e frequentadores do Centro. A ideia é fazer uma pesquisa de campo de tempos em tempos para trazer um retorno importante, que permita analisar o que está dando certo e o que precisa ser melhorado para atender às expectativas daqueles que mais frequentam o Triângulo Histórico.

ANIVERSÁRIO DE SÃO PAULO

Embora boa parte da população paulistana esteja fora da cidade no mês de janeiro por conta das férias escolares e coletivas, São Paulo se mantém como uma grande fonte de atividades culturais para turistas e moradores. Confira a programação para o aniversário de São Paulo:

Centro - São João
Apresentação - Mestre de Cerimônia Juliana Sanchez

11h - Infantil - Viradinha
Música - DJ Vívian Marques
Música - DJ Lela Lima
14h - Música - Clube do Balanço
16h - Música - Demônios da Garoa
18h - Música - Baby do Brasil
20h - Música - Naiara Azevedo

Norte - Centro Cultural da Juventude
Apresentação - Mestre de Cerimônia Leticia Kor

12h - Infantil - Viradinha
Música - DJ Juliana Gil
14h - Música - Torya
16h - Música - Slipmami
18h - Música – Lexa

Leste - Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes
Apresentação - Mestre de Cerimônia Negaly CT

12h - Infantil - Viradinha
Música - DJ Vivi Varela
14h - Música - Mc Tha
16h - Música - Tati Quebra Barraco
18h - Música – Marvvila

Oeste - Casa de Cultura do Butantã
Apresentação - Mestre de Cerimônia Letícia Maria

10h - Infantil - Intervenção Infantil no Pátio
12h - Música - DJ Baile de Samba Rock
14h - Música - Dinho Nascimento
Música - DJ Ju Salty
16h - Música - Crypta
18h - Música - Karina Buhr

Sul - Casa de Cultura Campo Limpo
Apresentação - Mestre de Cerimônia Renata Alves

12h - Infantil - Viradinha
Música - DJ Esteves
14h - Luciana Mello
16h - Padre Alessandro Campos
18h - Música - Yasmin Santos

Leste - Teatro Flávio Império
Apresentação - Mestre de Cerimônia Day Ramos

12h - Infantil - Viradinha
Música - DJ Anazu
14h - Música - Eliana de Lima
16h - Triz
18h - Música - Mart'nália

 

IMAGEM: Luiz Prado/DC

Store in Store

Carga Pesada

Vídeos

129 anos da ACSP - mensagem do presidente Roberto Ordine

129 anos da ACSP - mensagem do presidente Roberto Ordine

Novos tempos, velhas crises

Confira como foi o 4° Liberdade para Empreender

Colunistas