Carrinho de compras inteligente, ATM que recicla dinheiro e outras novidades da Apas Show

A maior feira do setor supermercadista da América Latina foi o palco para o lançamento de novidades tecnológicas que prometem facilitar a vida de varejistas e consumidores

Rebeca Ribeiro
23/Mai/2025
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Carrinho de compras inteligente, ATM que recicla dinheiro e outras novidades da Apas Show

O uso de self-checkout, leitores de radiofrequência, pagamento por aproximação e outras ferramentas voltadas ao varejo tornou a jornada de compra dos consumidores mais ágil e cômoda. Para os lojistas, novas tecnologias ajudam a otimizar o negócio, permitindo melhor controle dos estoques e redução de perdas.

Algumas das novidades que estão mudando a cara do varejo puderam ser vistas durante a Apas Show 2025, maior feira do setor supermercadista da América Latina, que aconteceu nesta semana e registrou 151 mil visitantes. Confira:

Pegou, comprou

 

Já imaginou ir ao supermercado, selecionar os produtos que deseja, colocá-los na cestinha de compras e pagar sem precisar passar pelo caixa? Essa é a proposta da Nextop, que paresentou na Apas Show a cestinha inteligente. 

Por meio de sensores, câmeras e inteligência artificial (IA), a leitura dos produtos é realizada instantâneamente ao colocá-los na cesta de compras, que também possui espaço para a instalação de uma maquininha de pagamento, permitindo que o consumidor faça toda a josnada de compra de maneira autônoma. 

Para o lojista, a solução oferece mais controle operacional, auxiliando na prevenção de perdas. Segundo Juliano Camargo, CEO do Grupo Nextop, a tecnologia conta com monitoramento constante, por meio de câmeras internas e externas na cestinha, o que permite identificar tentativas de furto. Além disso, as cestinhas contam com balanças embutidas, que garantem mais uma camada de segurança.

Além disso, as cestinhas inteligentes podem ser utilizadas pelos varejistas como estratégia de marketing, identificando, por meio das câmeras, produtos em promoção e sinalizando aos consumidores, gerando mais interesse. Elas ainda podem ser personalizadas com a identidade visual de anunciantes ou do próprio varejista, sendo uma fonte extra de receita.

O Grupo Nextop também apresentou a versão do carrinho de compras inteligente com as mesmas funcionalidades, mas voltado para compras de maior volume.

Reciclando dinheiro

 

Quando o varejista precisa fazer a sangria (retirada de dinheiro do caixa), costuma recorrer aos carros-fortes, que recolhem os malotes de dinheiro. Nesse processo, leva alguns dias para que o comerciante tenha o valor disponível em conta. A proposta da Tecban é agilizar isso.

A empresa apresentou na feira o ATMR 300, uma espécie de Banco24Horas instalado no ponto comercial, onde o comerciante pode depositar o faturamento diário, sem uso de envelope, com garantia de crédito automático em conta. As notas armazenadas na máquina, por sua vez, ficam disponíveis para serem sacadas pelos clientes, que poderão utilizá-las no próprio estabelecimento, segundo Carlos Vaini, gerente executivo de Varejo da Tecban.

Por permitir que as mesmas notas circulem indefinidamente dentro de um mesmo ponto comercial, a Tecban diz que o ATMR 300 possui função recicladora. Para comércios de menor porte, a empresa mostrou o Atmo, uma versão compacta do Banco24Horas, que é instalada na frente de caixa. 

“Temos um exemplo, na região do Pará, onde um supermercado tinha mais de R$ 1 milhão em espécie e precisava pegar um barco para levar o valor ao banco. Com essa solução, ele eliminou essa necessidade, e a população ao redor passou a utilizar o estabelecimento como um banco”, diz Vaini.

Ele acrescenta que, com essa ferramenta, o varejista passa a ter um maior fluxo de consumidores na loja, além de contribuir para a economia local, fazendo com que mais dinheiro circule na região. Além disso, a cada transação, o comerciante recebe uma bonificação.

Para estabelecimentos com alto volume de sangria, a empresa apresentou o Cofre Inteligente, que permite que, ao final do dia, o funcionário deposite o dinheiro por meio de um dispositivo contador, que faz a contagem automática das cédulas. O valor é assegurado instantaneamente pela empresa e creditado na conta do varejista em até 24 horas, explica Vaini. Com essa tecnologia, a Tecban também consegue monitorar o cofre e realizar a retirada do dinheiro assim que é notificada pelo próprio sistema, simplificando esse processo para o varejista, que não precisa solicitar um carro-forte.

Em relação à segurança, o Cofre Inteligente fornece relatórios ao varejista com a quantia depositada e o nome do funcionário responsável. Após o depósito, não é possível retirar o dinheiro.

Segurança na nuvem

 

Em meio às circunstâncias inusitadas que ocorrem diariamente no varejo, o dono de um açougue se deparou com a seguinte situação: um funcionário colocou diversas peças de carnes em uma sacola mas, na hora de pesar, depositou sobre a balança um objeto bem mais leve, imprimiu a etiqueta com um preço bem inferior ao que deveria ser pago e levou os produtos.

A situação, que gerou prejuízo para o estabelecimento, foi identificada graças à plataforma em nuvem Inwave Darwin, da empresa Inwave, que utiliza inteligência artificial para analisar, em tempo real, as filmagens das câmeras, comparando os registros com os dados da balança digital e identificando erros e perdas no estabelecimento.

“O que o varejista quer hoje é prontidão. Ele quer ligar na hora para o funcionário e falar: 'olha, você está tomando uma atitude errada. Corrige isso’”, explica Felipe Pilão, Head de Negócios da Inwave.

Ele destaca que a plataforma em nuvem é integrada a sensores e dispositivos, como ferramentas digitais, caixas, entre outros, o que permite sua utilização em diferentes áreas do estabelecimento.

Segundo Pilão, com a solução em nuvem da sua empresa é possível analisar perdas em supermercados, como códigos de barras que não foram lidos e itens que foram falsamente cancelados. Além disso, por meio de sensores, a tecnologia consegue identificar portas de refrigeradores que não foram fechadas corretamente e defeitos nos equipamentos.

“Um dos principais desafios do varejo é o gasto desnecessário de energia com refrigeração e a perda de produtos”, diz o Head de Negócios da Inwave, que explica que, ao identificar esses erros, a tecnologia envia um alerta ao varejista.

Com essa tecnologia, diz, também é possível realizar o cancelamento de itens de forma virtual, dispensando a necessidade dos funcionários conhecidos como “fiscais”, otimizando o tempo dos operadores de caixa e dos próprios consumidores.

Segundo a Inwave, um de seus clientes, a Rede Market, localizada no Rio de Janeiro, com 13 lojas, dois atacarejos e 177 checkouts, antes possuía até seis fiscais por loja. Hoje, com a plataforma em nuvem Inwave Darwin, conta com três operadores remotos atendendo 80 checkouts, o que, segundo a empresa, reduziu o tempo de atendimento de 5 minutos para até 40 segundos por ocorrência, otimizando o tempo do processo.

Tão rápido quanto um micro-ondas

 

Você já foi a um estabelecimento comprar pão e precisou esperar 15 minutos para a fornada sair? Pensando em otimizar esse tempo, a Prática, fabricante de fornos profissionais, apresentou na Apas Show o forno Toro, que assa alimentos ultracongelados, como pães, em até seis minutos. Dessa forma, segundo a empresa, o varejista pode manter os alimentos ultracongelados durante a semana e produzir apenas a demanda do dia, evitando desperdícios.

“O normal na cozinha é iniciar e finalizar a produção no mesmo dia, o que demanda mais mão de obra, inclusive especializada. Agora, imagine poder preparar o arroz toda segunda-feira, congelá-lo e depois apenas finalizá-lo conforme a necessidade do balcão”, diz Ângelo de Souza, Diretor de Panificação da Prática, que vê a solução como uma forma de reduzir a mão de obra.

O equipamento possui um mecanismo preciso de aquecimento, que atua na temperatura correta para cada ingrediente. Por exemplo, para um sanduíche com alface no meio, durante a demonstração realizada na feira, o produto congelado saiu do forno após 36 segundos, sem que o alface ficasse quente, mantendo o ingrediente em temperatura ambiente. 

Além disso, a Prática apresentou a fatiadora varia, na qual o cliente pode escolher a espessura, a quantidade e o formato da fatia do pão, sendo possível cortar até metade do pão, personalizando o atendimento dentro do estabelecimento. "A fatiadora também agrega mais valor ao produto, já que o cliente percebe o produto como fresco, e não como algo armazenado por dias no estoque", diz Souza.

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IMAGENS: divulgação

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