Brasil produziu 2,55 milhões de veículos em 2024, alta de 9,7% ante 2023

O volume, porém, ainda está distante do patamar recorde de 2019, quando a produção chegou a 2,94 milhões de veículos, 15% a mais do que no ano passado

Estadão Conteúdo
14/Jan/2025
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Brasil produziu 2,55 milhões de veículos em 2024, alta de 9,7% ante 2023

As montadoras tiveram no ano passado crescimento de 9,7% na produção, que foi puxada pelo aumento nas compras de veículos no Brasil. No total, 2,55 milhões de unidades foram montadas em 2024, entre carros de passeio, utilitários leves, caminhões e ônibus. O resultado só não foi melhor porque as exportações caíram e os brasileiros importaram mais carros, como automóveis híbridos e elétricos da China.

Os números finais do ano passado foram divulgados nesta terça-feira, 14/1, pela Anfavea, a associação das montadoras instaladas no Brasil. Apesar do crescimento em relação aos anos anteriores, a produção da indústria de veículos segue distante do patamar de antes da pandemia. Em 2019, ano anterior à crise sanitária no Brasil, a produção chegou a 2,94 milhões de veículos, 15% a mais do que em 2024.

A indústria aponta perda de espaço para concorrentes estrangeiros, sobretudo marcas chinesas, tanto no Brasil quanto em mercados vizinhos. Por isso, vem pedindo para o governo antecipar a volta das alíquotas cheias (35%) sobre as importações de carros eletrificados.

O consumo de veículos zero quilômetro no Brasil subiu 14,1% no ano passado, chegando a 2,63 milhões de unidades. A participação dos importados no total de veículos vendidos passou, no entanto, de 15,2% para 17,7%. Ainda que a maior parte dessas importações seja de marcas com fábricas no Brasil, as montadoras dizem que o crescimento mais expressivo vem da entrada de carros da China, origem de um a cada quatro automóveis importados licenciados no país.

As exportações, apesar da reação mostrada nos últimos meses, tiveram queda de 1,3% em 2024, somando 398,5 mil unidades. Embora tenham aumentado os embarques para a Argentina, principal destino do setor, e o Uruguai, as montadoras receberam menos encomendas do México, do Chile e do Peru.

Dezembro - Apenas em dezembro, a produção das montadoras, de 190,1 mil veículos, teve crescimento de 10,8% frente ao mesmo mês de 2023. Na comparação com novembro, no entanto, houve queda de 19,5% na produção.

Já as vendas subiram 3,6% no comparativo interanual e 1,6% frente a novembro, somando 257,4 mil unidades.

Por fim, as exportações do mês passado mantiveram a trajetória de reação, chegando a 31,4 mil unidades, com alta de 22,1% em relação a dezembro de 2023. Na margem - ou seja, de novembro para dezembro -, as exportações de veículos produzidos no Brasil tiveram queda de 20,3%.

O balanço da Anfavea mostra ainda que 877 vagas de trabalho foram fechadas nas montadoras durante o mês passado. Apesar disso, 8,2 mil postos foram criados durante todo o ano. As fábricas de veículos empregam agora 107,2 mil pessoas.

MOTOS

No embalo da concessão de crédito para a aquisição de veículos, a produção de motos chegou a 1,74 milhão de unidades em 2024, o maior volume em 14 anos. O crescimento na comparação com 2023 foi de 11,1%, superando a expectativa da indústria, que aguardava no início do ano um aumento de 7,4% da produção.
 
O balanço foi divulgado nesta terça-feira, 14, pela Abraciclo, associação que representa as montadoras do polo industrial de Manaus (AM), onde estão quase todas as fábricas do veículo.
 
Além disso, apenas em dezembro foram produzidas 123,9 mil motocicletas, 5% acima do volume registrado no mesmo mês de 2023. Em relação a novembro, houve queda de 15,1%.
 
Ao apresentar o balanço à imprensa, o presidente da Abraciclo, Marcos Bento, destacou o planejamento do setor para manter o ritmo de produção e contornar as dificuldades de recebimento de peças e escoamento da produção, devido à seca severa que atingiu a região no ano passado.
 
"Mesmo diante de um ano bastante desafiador, onde tivemos que contornar o problema da estiagem, o crescimento do setor superou os dois dígitos", destacou Bento.
 
Maior polo de produção de motos fora da Ásia, as montadoras de veículos de duas rodas, incluindo motocicletas, de Manaus tiveram faturamento de R$ 36,9 bilhões no ano passado, empregando diretamente 18,6 mil trabalhadores.
 
 
IMAGEM: GM/divulgação

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