Assaí, Americanas e Magalu são as varejistas mais lembradas no país

Amazon, Mercado Livre e Shopee aparecem abaixo da 10ª posição em ranking da agência Anacouto

Victor Marques - DC News
04/Set/2024
  • btn-whatsapp
Assaí, Americanas e Magalu são as varejistas mais lembradas no país

Ranking da agência Anacouto, que faz parte do levantamento Branding Brasil, realizado entre julho e agosto de 2024 e feito com 2,5 mil pessoas, mostra que Assaí, Lojas Americanas e Magazine Luiza são as três varejistas mais lembradas pelos brasileiros em 2024.

Na primeira posição, o Assaí, é a mais lembrada por 22% dos entrevistados, Americanas, Magazine Luiza e Carrefour aparecem na segunda colocação, com 15% cada. Casas Bahia, C&A, Riachuelo, Renner, Extra e Pão De Açúcar completam o top 10.

“Varejistas que vendem produtos do dia a dia continuam sendo as marcas mais presentes na mente do consumidor”, afirmou Ana Couto, CEO da Anacouto. “A Americanas, apesar dos problemas enfrentados, continua relevante no imaginário dos brasileiros.”

Segundo Couto, o domínio dos magazines e supermercados na lista é justificado pela venda de produtos de consumo imediato, itens que são comumente comprados preferencialmente em lojas físicas, “Os itens de maior valor são adquiridos por meio de diferentes canais, como o e-commerce”, disse.

Das varejistas que já nasceram no digital, Amazon, Mercado Livre e Shopee aparecem na 11ª, 12ª e 13ª posição respectivamente. No varejo digital, por volta de 90% dos entrevistados se sentem satisfeitos com os marketplaces, enquanto o índice de satisfação para supermercados, magazines e varejistas de moda gira em torno de 80%.

“Pacotes de serviços, a proximidade com os usuários, preços mais atrativos e a alta conveniência garantem a alta fidelização e satisfação dos consumidores no e-commerce”, afirmou.

O levantamento também traz um paralelo sobre a importância entre a marca e o preço dos produtos nas decisões de compra, no qual se determinou que o preço é o fator mais importante nas compras das classes B (importante para 62% das pessoas), C (para 69%), D e E (para 66%), enquanto para a classe A, a marca é o fator principal na decisão (para 61%). “Isso vale majoritariamente para grandes supermercadistas à nível nacional, que apresentam menor fidelização dos clientes. Os regionais se destacam por conseguirem se conectar com clientes localmente”, disse Couto.

Em um terceiro momento, a pesquisa avalia a satisfação dos consumidores com os diferentes tipos de varejos, no qual o e-commerce tem os maiores índices de avaliação. A norte-americana Amazon e a argentina Mercado Livre, empatadas na liderança deste ranking, foram avaliadas positivamente por 91% dos consumidores. Logo abaixo, fica a Shopee, com 88% de boas avaliações.

Os supermercados apresentam uma média de 79,9% de satisfação positiva, sendo o Assaí o melhor avaliado (88%). As magazines com média de 80,1%, sendo a Magazine Luiza a melhor avaliada (88%). Por fim, as magazines exclusivamente de moda, com média de 80,5%, sendo a Riachuelo a melhor avaliação positiva (82%).

 

IMAGEM: divulgação 

O Diário do Comércio permite a cópia e republicação deste conteúdo acompanhado do link original desta página.
Para mais detalhes, nosso contato é [email protected] .

Store in Store

Carga Pesada

Vídeos

Para Ricardo Nunes, melhorar a desigualdade só com investimento em diversas frentes

Para Ricardo Nunes, melhorar a desigualdade só com investimento em diversas frentes

Entrevista com Carlos Fávaro, ministro da Agricultura e Pecuária

Marina Helena, candidata à Prefeitura de SP, quer devolver IPTU a comerciantes