As estratégias da Saint Germain para vender mais durante e após a Black Friday

O grande trunfo para uma empresa com as promoções da Black Friday, segundo Uana Amorim, fundadora da Saint Germain, é conseguir aumentar a base de clientes, estimulando as vendas nos meses seguintes

Rebeca Ribeiro
24/Out/2024
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As estratégias da Saint Germain para vender mais durante e após a Black Friday

Falta pouco mais de um mês para a Black Friday. Essa, que é uma das datas mais movimentadas para o varejo, pode ser a oportunidade de atrair novos consumidores e reter clientes, fazendo com que voltem ao site da empresa mesmo após a data promocional.

Foi pensando nisso que Uana Amorim, fundadora da Saint Germain, e-commerce de acessórios minimalistas, vem direcionando seus esforços promocionais para a data. Com estratégias bem elaboradas, na Black Friday do ano passado ela conseguiu elevar as vendas em 23% comparadas com as da média mensal.

O uso de influenciadores, segundo a empresária, é de extrema importância para vender mais na data. Mas o planejamento das ações junto a esses influenciadores digitais precisa acontecer com antecedência, segundo Uana. “O empreendedor que deixa para fechar com eles apenas em novembro, muitas vezes pagam bem mais caro ou acabam tendo que lidar com uma agenda lotada”, diz.

Além disso, a fundadora da Saint Germain lembra que, apesar de a Black Friday ocorrer oficialmente dia 29 de novembro, as promoções não precisam ficar limitadas a essa data. Segundo ela, apostar na Black November, Esquenta Black Friday e outras ações que estendam as promoções garantem mais resultado de tráfego.

COMO PENSAR AS PROMOÇÕES?

Apesar de óbvio, é preciso fornecer descontos significativos para os consumidores para que eles vejam vantagem na comprar. Às vezes, melhorar uma promoção que já funcionou no site é o segredo para alavancar as vendas. Por exemplo, se ao longo do ano o empresário fez uma promoção com 30% de desconto em todos os itens do site, na Black Friday ele precisa colocar tudo com 40%, 60% de desconto, diz Uana.

Segundo ela, a data não é o momento de testar novas ideias, para ver se vai dar certo, mas sim para melhorar promoções que já deram certo durante o ano.

Além disso, diz, é preciso saber organizar as vendas durante o mês. Para aqueles empresários que farão o Esquenta Black Friday, entre o final de outubro e início de novembro, o ideal é apostar em uma promoção mais leve, como frete grátis ou compre três e pague dois.

Já para aqueles que apostam na Black November, que deve envolver as duas primeiras semanas do mês, o mais indicado, segundo Uana, são as promoções um pouco mais agressivas, como todos os produtos de determinada coleção com desconto, frete grátis etc.

Já no dia da Black Friday, a empresária diz que diminui seu tíquete médio de maneira significativa para conquistar novos clientes, com descontos em todo o site que chegam a 50%. Ela também diz que costuma padronizar os preços dos produtos de mesma linha. 

INVESTIMENTO EM MARKETING

Embora se estenda para o varejo físico, a Black Friday é forte mesmo na internet. Assim, não tem como fugir das inserções nas redes sociais. Segundo Uana, é preciso produzir muito conteúdo diariamente nas plataformas para que as promoções cheguem de fato aos clientes.

Ela conta que, no início do seu e-commerce, quando a loja tinha apenas 10 mil seguidores orgânicos nas redes sociais, ela fazia posts diários para manter uma base ativa responsável por compartilhar seus conteúdos com outros potenciais clientes.

É nesse ponto que entram os influenciadores digitais. Segundo Uana, os influenciadores mais relevantes devem ser reservados entre 28/11 a 30/11. Para aqueles empresários que ainda não possuem caixa para investir em personalidades do mundo digital, Uana aconselha tentar fechar parcerias através de permuta, apostando em nomes que tenham entre 10 mil a 20 mil seguidores.

O e-mail marketing é outra estratégia usada pela Saint Germain para atrair consumidores. Segundo Uana, é preciso disparar e-mails cerca de três vezes ao dia para chamar atenção dos clientes. 

ESTOQUE ADEQUADO

Para evitar dor de cabeça e prejuízo é essencial que o lojista tenha controle do estoque, tanto de produtos quanto de embalagens, para evitar atrasos nas entregas e não ter de informar o consumidor que o produto está indisponível.

Repor o estoque durante o período de promoções costuma custar caro, literalmente, segundo Uana, que lembra que já teve de pagar quatro vezes mais para repor um produto de última hora e não deixar os clientes na mão.    

Uma forma de não prejudicar a experiência do cliente em datas de aumento das vendas, de acordo com Uana, é ampliar os prazos de entrega. Ela aconselha ainda o empresário a ter um bom SAC e uma boa relação com a transportadora, mantendo a logística organizada.

CUIDADOS COM O SITE

A tendência é que as promoções durante a Black Friday levem mais clientes para o site. Para evitar instabilidade causada pelo aumento do tráfego, Uana diz que a Saint Germain otimiza as funcionalidades do seu e-commerce, evitando erros e travamentos.

É importante também, diz a empresária, facilitar a navegação do usuário no site, assim como o processo de compra, colocando banners chamativos já com as ofertas, ter o site organizado e um checkout rápido. Assim como fornecer ao cliente mais de uma opção de entrega e pagamento.

Pensando em manter uma boa experiência ao cliente, Uana reforça a importância de estar atento às dúvidas dos consumidores, não demorando para responder.

E DEPOIS DA BLACK FRIDAY?

Após a Black Friday pode existir o seguinte cenário: boas vendas durante o período promocional, novos clientes conhecem a loja, mas não voltam a comprar no site. Nesse caso, as vendas dos meses seguintes tendem a ser padrão, sem crescimento. Se isso acontecer, algo deu errado.  

“O verdadeiro lucro está nos meses seguintes à Black Friday”, diz Uana, que ressalta a importância do pós-venda, de reter os clientes novos que vieram pelas promoções, para que eles permaneçam comprando nos meses seguintes, principalmente entre janeiro e março, quando as vendas do varejo em geral diminuem.

Para manter a clientela engajada, Uana faz lançamentos de novos produtos cinco a sete dias após a Black Friday, além de colher feedbacks dos novos compradores, oferecer frete grátis na segunda compra ou até mesmo um brinde, despertando o interesse desses consumidores para que eles se mantenham fiéis à loja.

 

IMAGEM: divulgação

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