ACSP: confiança do consumidor cresce em setembro, na quarta alta seguida
Com a melhora no otimismo dos consumidores a Associação Comercial projeta alta das vendas do varejo a partir do terceiro trimestre, fechando o ano com crescimento de 1,9%
O Índice Nacional de Confiança (INC) da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) chegou, em setembro, a 105 pontos, aumento de 1,9% na comparação com agosto e 11,7%, em relação ao mesmo mês de 2022.
Foi o quarto mês seguido em que a confiança dos consumidores aumentou, avançando no campo otimista (acima de 100 pontos). A pesquisa considerou 1.750 famílias, que foram entrevistadas em todo o país, em capitais e no interior.
Em todas as regiões do Brasil houve elevação da confiança dos consumidores, especialmente no Centro-Oeste e no Sul. No recorte das diferentes classes sociais, os resultados permanecem heterogêneos. A confiança aumentou nas classes AB e C, mas diminuiu levemente na classe DE.
As famílias, em geral, demonstram uma percepção mais favorável em relação à sua situação financeira atual, e se sentem mais seguras no emprego. Também houve uma melhora, ainda mais intensa, das expectativas sobre a situação futura.
A melhora generalizada do INC, segundo a ACSP, reflete na maior disposição das famílias em adquirir itens de maior valor, como veículos e imóveis. Também aumentou a predisposição a comprar bens duráveis, como geladeira e fogão, e a investir.
Segundo Ulisses Ruiz de Gamboa, economista da ACSP, a melhora da confiança acontece “devido ao crescimento da ocupação, ao aumento da renda das famílias, em decorrência da resiliência do mercado de trabalho, das transferências governamentais e da queda da inflação, além da continuidade da redução dos juros.”
O aumento da confiança do consumidor, em decorrência dos fatores anteriores, fez a ACSP projetar uma recuperação das vendas do varejo a partir do terceiro trimestre, fechando o ano com crescimento de 1,9%.
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