Agenda do mês

Acontece em São Paulo


  Por Mariana Missiaggia 02 de Janeiro de 2018 às 10:00

  | Repórter mserrain@dcomercio.com.br


NOVEMBRO

4/11 - WILSON FERREIRA: A TRANSIÇÃO PARA UMA ECONOMIA DE BAIXO CARBONO

O modelo adotado desde o século 19 de ter como matriz energética apenas combustíveis fósseis esgotou-se. A crise climática impõe a necessidade do mundo marchar para fontes energéticas limpas – biomassa, solar e eólica, entre outras. A mudança terá impacto direito em praticamente todos os ramos da indústria, entre eles na automotiva, com o advento do carro elétrico. Os novos empregos a serem gerados tendem a se dar para atender à nova economia. O mundo terá de buscar novas fontes de financiamento para reconstruir sua infraestrutura e a nova matriz energética. Nos Estados Unidos e na zona do Euro o Estado volta a ter um papel no financiamento de tais projetos.

Clique para participar

9/11 - RODRIGO XAVIER: O ECOSSISTEMA EMPRESARIAL CONTEMPORÂNEO

O novo modelo para a estrutura das corporações empresariais parte da premissa de que uma empresa é constituída pelos seus acionistas, funcionários, fornecedores e clientes, e tem responsabilidades sociais e compromissos com a sustentabilidade. O lucro dos acionistas, o foco apenas em resultados de curto prazo, deixa de ser o principal objetivo. Ele deve se compor a outros valores, como respeito aos direitos humanos, ao bem estar das pessoas e à natureza. Na nova genética econômica, a força do mercado deve estar a serviço de soluções para questões sociais e ambientais.

Clique para participar

11/11 - ROBERTO SALLOUTI: A DIGITALIZAÇÃO DA ECONOMIA E DO MERCADO

O capital também se modificou. Seu polo dinâmico se deslocou para as empresas de tecnologia. Como é o novo Ecossistema Financeiro e como está se dando esta transformação.

Clique para participar

16/11 - DÉCIO SONOHARA: A REVOLUÇÃO DAS COMPRAS E OS DESAFIOS DA LOGÍSTICA

Graduado em Engenharia de Produção, o executivo iniciou sua carreira há 22 anos. Trabalhou nas empresas Andersen Consulting (atual Accenture) e como Diretor de Tecnologia nas empresas Carrefour, Submarino e iG. Ingressou no Magazine Luiza em 2007 e atuou nas áreas de Tecnologia e E-commerce. Atualmente é Diretor Executivo de Logística.

Clique para participar

18/11 - ADROALDO MOURA DA SILVA: A REVOLUÇÃO ECONÔMICA NO BRASIL

O ingresso do Brasil na OCDE, o restrito clube de 34 países que compõem a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico inegavelmente trará benefícios econômicos, culturais, sociais e políticos. Nos conectaremos com a agenda do futuro e teremos de cumprir as 249 regras exigidas pelo clube, que vão da maior abertura da economia ao desenvolvimento sustentado, da governança do setor público à redução da pobreza, do combate à corrupção ao aumento de transparência.

Clique para participar

25/11 - MARIO SABINO: O NOVO FORMATO DA COMUNICAÇÃO 

Os portais de comunicação vieram para ficar. A Era Digital é um momento de novos desafios para as mídias tradicionais e também para o volume, variedade e velocidade com que os conteúdos jornalísticos são produzidos e distribuídos. Os desafios da comunicação também têm a ver com o processo de adaptação dos modelos de negócios praticados pelas empresas de mídia. O crescimento e a influência das mídias sociais e as novas formas de apresentação e compartilhamento de informações por meio da internet são outros elementos que têm contribuído para mudanças no jornalismo.

Clique para participar

30/11 - FRANCISCO LUNA: O PERFIL DO BRASIL AGRÍCOLA

Desde 1960 o Brasil passou de importador a maior exportador líquido de alimentos do mundo. Qual a profundidade desta “revolução” e qual o perfil da estrutura agrícola brasileira.

Clique para participar

DEZEMBRO

2/12 - HUERT ALQUERES: O FUTURO DA EDUCAÇÃO

Educação é a chave para repensar e melhorar a sociedade. Para que os jovens possam moldar seu futuro é necessário associar um forte conteúdo das disciplinas com habilidades socioemocionais, dotando-os de resiliência, auto regulação, empatia e espírito crítico.

Clique para participar


 

 

 

 







Publicidade


Publicidade



Publicidade



Publicidade




Publicidade



Publicidade




Publicidade